O Procon de Maringá participou na tarde de terça-feira (08/08), da Semana da Advocacia Participativa. O evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Maringá), contou com a parceria da Secretaria de Compliance e da Procuradoria Geral – Proge, da Prefeitura de Maringá, na palestra realizada no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal. A palestra “Integridade, Ética e LGPD na Administração Pública” abordou diferentes aspectos relacionando a cidadania com a gestão no poder público, na Prefeitura e na Câmara de Vereadores.
O prefeito Ulisses Maia lembrou do começo de seu trabalho no Executivo em 2017. Que ele colocou em prática diversas ações e projetos anunciados durante a campanha política nas Eleições Municipais de 2016. “Nosso lema foi Inovação e Transparência. Criamos vários projetos que fizeram com que nossa gestão seja transparente, ética e moral”, citou o prefeito no discurso de abertura do evento. Ele completou que, com isso, a atual gestão tem resultados positivos melhorando a vida da população e segue sem processos ou ações jurídicas, tendo todas as contas aprovadas.
O coordenador do Procon de Maringá, Flávio Mantovani, foi o criador, enquanto vereador, da Lei Municipal nº 16491/2022, que instituiu a Semana da Advocacia Participativa em Maringá. Mantovani lembra que o objetivo foi de conscientizar sobre os benefícios dos cidadãos exercerem sua cidadania, orientar a população sobre direitos e deveres, popularizar o acesso à justiça e criar campanhas e programas sobre o trânsito, a saúde, o meio ambiente, a educação, entre outros.
O evento contou com a participação de secretários municipais, do presidente da OAB-Maringá, Éder Fabrilo Rosa, advogados, empresários, convidados, imprensa, servidores do Procon, entre outros. A Semana da Advocacia Participativa segue com uma ampla agenda por diferentes pontos da cidade, inclusive no Terminal Urbano de Maringá, ao lado do Procon do Povo.
Texto e fotos: Andye Iore/Procon-Maringá.