Professora da UEM fala sobre atuação e incentivo para participação das mulheres na área de TI

Professora-doutora da UEM, Josiane Melchiori Pinheiro, falou aos vereadores de Maringá sobre o Grupo Conectadas

A Chefe do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá, professora-doutora Josiane Melchiori Pinheiro, falou aos vereadores de Maringá sobre o Grupo Conectadas que atua para incentivar mulheres na área de tecnologia da informação (TI). O convite para a participação da professora na sessão da terça-feira (19/4) foi da vereadora Ana Lúcia Rodrigues.

A professora explicou que até meados dos anos 1980 as mulheres ocupavam quase 40% dos cargos na área. “Pesquisas mostram que os estereótipos de gênero contribuíram muito para a diminuição da presença feminina no setor”.

De acordo com a doutora, há várias iniciativas das instituições de ensino, empresas e sociedade para incentivar mulheres a atuarem em tecnologia da informação. “A Sociedade Brasileira de Computação tem o Programa Meninas Digitais, que tem como objetivo divulgar a área de computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio. O projeto Conectadas da Universidade Estadual de Maringá está vinculado ao Programa e está alinhado aos objetivos dele”.

Josiane informou que o projeto já realizou diversas ações em parceria com escolas e empresas na região de Maringá. “Em 2021 o projeto estabeleceu parcerias com a ONG Maria do Ingá e pretende oferecer cursos de informática básica em parceria com a ONG e com a Secretaria Municipal da Mulher. A ideia é oferecer oportunidade para mulheres que nunca pensaram em atuar na área poderem se qualificar e adquirir independência financeira”, destacou.

A professora destacou que o setor de tecnologia da informação está em franca expansão no Brasil e no mundo. “Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a estimativa é que até 2024 serão necessários 420 mil profissionais na área”.

O convite para a participação da professora na sessão da terça-feira (19/4), foi da vereadora Ana Lúcia Rodrigues

Segundo ela, as instituições de ensino no Brasil formam 46 mil pessoas por ano. “Se esse cenário não mudar, o Brasil terá um déficit de 270 mil profissionais em 2024 e uma perda de receita estimada de 167 bilhões de reais”.

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM.
Fotos: Marquinhos Oliveira.