Quatro dias de programação marcam Iº Rural Maringá Junino

Com a proposta de se transformar no maior São João do Sul do Brasil, evento começa no dia 22 de junho com muitas atrações e atividades típicas dos arraiás brasileiros; entre as atrações, a presença da Quadrilha Mistura Gostosa de Campina Grande e diversos grupos de forró do Paraná

De 22 a 25 de junho, a cidade de Maringá entrará no clima de uma das mais populares e típicas festas brasileiras, com a realização do ‘Iº Rural Maringá Junino’. Com duração de quatro dias, o evento é realizado pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e acontece no Pavilhão de Indústria e Comércio do Parque Internacional de Exposições, tendo como principal objetivo promover a cultura e as tradições brasileiras, preservando o espírito festivo e acolhedor que caracteriza as festas juninas.

Uma ampla e diversificada programação está garantida para marcar a primeira edição da festa, que tem como propósito se transformar no maior São João do Sul do Brasil. A intenção é fazer do evento mais um importante atrativo turístico, envolvendo não só o público maringaense, mas todas as 30 cidades pertencentes à Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), com a valorização dos talentos regionais.

Atrações

Dentre as atrações confirmadas para a primeira edição do arraiá maringaense, destacam-se a gastronomia típica das festas juninas, o Corredor do Forró, o pau-de-sebo, a fogueira, a Tenda dos Milagres, o correio elegante, brinquedos infantis, concursos de quadrilha e de forró e, ainda, de melhor traje masculino e feminino (adulto e infantil). A apresentação da quadrilha Mistura Gostosa, eleita a melhor de Campina Grande, na Paraíba, a capital do São João; baile da melhor idade, missa sertaneja e almoço nordestino estão também entre os principais atrativos.

As tradicionais fitinhas de São João, Santo Antônio e São Pedro, parte integrante da tradição dos festejos juninos, irão compor um espaço para que as pessoas possam deixar seus pedidos, mantendo-se o propósito de resgatar as tradições caipiras brasileiras, explorar o folclore, a dança, a música e a religiosidade.

Atrativos musicais

A programação do evento começa na quinta-feira (22), às 19 horas, enquanto na sexta e no sábado (23 e 24), as atividades ocorrem à tarde e à noite. No domingo (25), inicia-se às 10hs, com a missa sertaneja, estendendo-se para a tarde e à noite.

Uma das partes mais destacadas da programação do ‘Iº Rural Maringá Junino’ são os grupos de forró. No corredor do forró haverá recepção ao público todos os dias, com os acordeonistas Maira Gaiteira e Fernando Gaiteiro, enquanto à tarde e à noite, apresentam-se diversos outros grupos. Na quinta, o destaque é para o conhecido Grupo de Viola Amigos do Jaspion e o Trio Canoeiros. Na sexta, a partir das 15h30, haverá Baile Caipira com o Trio Pau Brasil, priorizando o público da melhor idade, e à noite, a partir das 22h30, a animação fica por conta do Trio Magujé, com seu forró pé-de-serra.

Dia de São João

No sábado (24), Dia de São João, a programação será especial, com a apresentação de Cinthia Santos e Banda, às 15h30, apresentação da quadrilha Mistura Gostosa, às 16h, e sunset com J.P e Rique Galiani, entre 17h30 e 19h30, seguidos da cerimônia da Puxada do Mastro de São João e acendimento da fogueira. Logo após, tem apresentação do Concurso de Dançarinos do Forró, da quadrilha Mistura Gostosa, apresentação do Concurso de Quadrilhas e encerramento com a apresentação da dupla sertaneja Tales e Conrado.

Domingo

No domingo, a programação começa às 10h, com missa sertaneja, seguida de apresentação da Banda Santa Maria, almoço nordestino, Bingo de São João e apresentação de quadrilhas locais. A noite será animada pelo forró da Banda Corda Crua, conhecida pelas referências musicais nordestinas em seus diversos ritmos como o Forró, o Baião, o Xote, o Xaxado e o Arrasta-Pé.

A final do Concurso de Dançarinos de Forró e do Concurso de Quadrilhas Juninas, com entrega de premiação, encerram a programação do *I Rural Maringá Junino*. O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Paraná, Prefeitura Municipal de Maringá, Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Maringá e Região Visitors & Convention Bureau, IGR Encantos dos Ipês e Grupo Mater Dei.

Entrada Gratuita

Com a chegada do inverno e as temperaturas mais baixas, a Sociedade Rural de Maringá junta-se à Arquidiocese de Maringá para realizar uma campanha de doação espontânea de agasalhos (calças, blusas, casacos, meias e sapatos), duramente o *I Rural Maringá Junino*, destinada a beneficiar a população em situação de vulnerabilidade social. As doações recebidas serão destinadas ao setor social da Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese de Maringá.

Não haverá cobrança de ingressos para o arraiá.

Mais informações

A programação completa do evento e os regulamentos dos concursos de quadrilha e de forró podem ser conferidos no site: https://ruralmaringajunino.com.br/

Fonte: Valete São José/Assessoria de Imprensa/SRM
Fotos: Divulgação.