‘Raios-X de Oportunidades’ da Amusep visa atrair investidores para a região

Elaborar um amplo levantamento sobre as oportunidades existentes nas 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Foi o tema central de uma reunião entre o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo; o secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Eduardo Herradon; e o reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor doutor Júlio César Damasceno. O encontro foi realizado na manhã de quinta-feira (28/01), na Reitoria da UEM.

De acordo com Bernardo, o “Raios-X de Oportunidades” da Amusep vai conter informações sobre parques industriais existentes; leis de incentivos fiscais em vigor; espaços físicos disponíveis, para implantação de empresas; perfil da mão de obra qualificada; fornecimento de energia elétrica; rede de água e esgoto, entre outras. “Com o material em mãos, vamos repassá-lo para agências de atração de investimentos, dos governos estadual e federal, além de outros organismos nacionais e até internacionais”, destacou o presidente da Amusep.

Desenvolvimento Territorial

 O reitor da UEM garantiu “total apoio” à iniciativa e já delegou para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora doutora Sandra Mara de Alencar Schiavi, acompanhar o processo de elaboração do questionário a ser respondido pelas prefeituras e coordenar a coleta dos dados e a montar o panorama com as informações existentes. “O Raios-X vai ao encontro do objetivo da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT) que é promover ações, que resultem na abertura e manutenção de empregos, e estimulem a geração de riqueza nos municípios” ressaltou Júlio Damasceno. A UMDT é uma parceria da Amusep, UEM, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), e Escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Diagnóstico

 Herradon, titular da recém-criada Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Maringá, afirmou que, no segundo mandato, o prefeito Ulisses Maia criou a pasta para identificar e multiplicar as experiências de sucesso na gestão pública. “Ter um diagnóstico detalhado das potencialidades é essencial para a elaboração de programas de atração de investimentos e para acelerar o desenvolvimento socioeconômico da região”, declarou.

Invest Paraná

 À tarde, Bernardo, Herradon e Damasceno participaram de uma apresentação sobre a Invest Paraná. No evento, foi assinado um termo de cooperação com a Prefeitura de Maringá que passa a ser a primeira representante da instituição no interior do Estado. José Eduardo Bekin, diretor-presidente, afirma que começou o projeto, na cidade, por causa do poder de organização, articulação, e da estrutura instalada tanto no município quanto na Amusep. Ao ouvir do presidente Bernardo sobre o Raios-X, disse: a iniciativa “soa como música” e que está à disposição para auxiliar na construção e divulgação do diagnóstico.

Fonte: Jornalista Claudio Galleti – Foto: Heitor Marcon/ASC/UEM

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *