Programa de capacitação digital criado por empresa do setor duas rodas, transformou colaboradores em influenciadores. Honda Blokton projeta crescimento de 10% nas vendas com a estratégia
Com a transformação digital, as redes sociais passaram a desempenhar um papel central nas estratégias de marketing e comunicação das empresas do varejo. Uma pesquisa de setembro de 2023 da Octadesk e Opinion Box apontou que 58% dos entrevistados preferem comprar mais online que em lojas físicas. Além disso, 85% disseram realizar compras online pelo menos uma vez por mês, enquanto 17% consomem ao menos uma vez por semana pela internet.
Os dados são um alerta para o varejo. A transição para o ambiente digital não é mais uma opção, e sim uma necessidade para o sucesso contínuo dos negócios. As empresas que investem em canais digitais e na qualificação de seus funcionários terão uma vantagem significativa na conquista e retenção de clientes.
A internet é um canal eficaz para alcançar um público amplo, interagir com os clientes e criar uma presença de marca sólida. E as empresas que desejam permanecer competitivas precisam reconhecer a importância de ter funcionários bem treinados para atender às demandas dos consumidores digitais.
A concessionária Honda Blokton acompanha essa tendência desde 2018, colocando em prática iniciativas que permeiam o processo de digitalização da empresa. A mais recente é o projeto #SouBLK, um programa de capacitação em marketing digital para todo o quadro de funcionários.
O objetivo da empresa é, aos poucos, substituir a figura do vendedor tradicional por uma nova função dentro das lojas: o influenciador de vendas. Cabe a ele agora explorar todas as potencialidades das ferramentas disponíveis e das mídias digitais não só para fechar negócio, mas, sobretudo, divulgar a marca e atrair o consumidor.
Resultados positivos
Os resultados iniciais do #SouBLK mostram que a Blokton acertou ao ser uma das primeiras no país, e pioneira no estado do Paraná, no segmento duas rodas ao lançar um programa de capacitação digital com todo o quadro funcional.
De acordo com os dados da empresa, as publicações dos consultores de vendas aumentaram em cerca de 60% logo após o primeiro treinamento, em agosto deste ano. Houve ainda um crescimento médio de 15% no número de seguidores nos perfis comerciais dos funcionários.
Já o alcance médio de conteúdo chega a ser até 50% superior ao da concorrência, segundo informa a supervisora de Marketing da Blokton, Adriana Amorim.
“Tivemos também uma alta significativa na quantidade de vídeos produzidos para as redes sociais, aproximadamente 60% acima das imagens estáticas. Os conteúdos estão mais criativos, promovendo mais interação com os clientes”, observa a executiva.
Crescimento das vendas digitais
Desde a pandemia, o mercado online não para de crescer e as empresas que se adaptaram rapidamente para atender às demandas do consumidor digital colhem os benefícios de um ambiente em constante expansão.
Na Honda Blokton, as plataformas digitais representam cerca de 70% do atendimento nas 23 lojas da rede no estado. Desse total, 58% dos clientes em 2023 fizeram negócios de maneira virtual. O índice é de outubro e já está acima dos 52% verificados em julho, mês anterior à primeira edição do programa de treinamento digital criado pela empresa. Alguns dos consultores da marca evoluíram na faixa de 50% na quantidade de vendas.
“O programa ampliou a abrangência dos consultores nas mídias, o que antes era muito limitado. Hoje eles trabalham com diferentes plataformas, além do Instagram e Facebook, já utilizam o YouTube, Tik Tok e, principalmente, o WhatsApp”, enfatiza Rudney Doscher, diretor de Operações da Blokton.
Os esforços da maior rede de concessionárias de motos do Sul do país para abraçar a transformação digital demonstram que as empresas que investem na capacitação de seus colaboradores e no marketing digital estão obtendo resultados significativos. A Blokton projeta finalizar o segundo semestre com alta de 10% nas vendas em comparação aos primeiros seis meses deste ano.
Cliente está mais crítico
Na visão do diretor-geral do grupo, Marcello Macedo, a revolução da internet mudou a forma como os clientes vivem a compra. O acesso ao mundo virtual traz possibilidades que diminui a distância e aumenta o poder crítico de quem está comprando.
O executivo ressalta que atualmente os clientes trazem todo conhecimento adquirido em pesquisas digitais, inclusive de preços, antes de efetuar a compra.
“Antes de se cadastrar, o cliente analisa todas as possibilidades, estuda modelos, visita sites, inclusive da concorrência, e avalia depoimentos. E, para vender neste novo cenário, o vendedor da era digital precisa se adaptar ao contexto”, finaliza.
Fonte: Rafaela Foggiato/V3Comunicação.
Fotos: Renyere Trovão.