Rodrigo Amado e Mineiro são eleitos presidentes do Cisamusep e do Pró-Amusep

Sede do Cisamusep, em Maringá
O prefeito reeleito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado, foi eleito presidente do Cisamusep - Gestão 2021.
O prefeito reeleito de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier, o Mineiro, foi eleito presidente do Pró-Amusep – Gestão 2021
O atual presidente da Amusep, prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão, reforçou que a união dos gestores públicos da região foi vital para vencer os desafios

Os prefeitos reeleitos de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado, e de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier, o Mineiro, foram eleitos presidentes dos consórcios públicos intermunicipais de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep) e de Gestão da Amusep (Pró-Amusep), para o ano de 2021. A definição das novas diretorias ocorreu, durante videoconferência, realizada na segunda-feira (21), pela manhã. Em ambos os casos, apenas uma chapa se inscreveu para concorrer ao pleito.

No Cisa, Rodrigo Amado sucede a Ulisses Maia, de Maringá. Após ser aclamado presidente, o prefeito de Ourizona agradeceu o apoio recebido e disse esperar a participação da maioria para ajudá-lo a “vencer o desafio”. “Nossa gestão será pautada no diálogo e na busca de sugestões para mantermos o nosso Consórcio como uma referência”, destacou.

Ao se despedir da Presidência, Ulisses Maia, lembrou que assumiu o comando do Cisa, após a renúncia do prefeito de Ivatuba, Robson Ramos, que deixou o cargo porque passou em um concurso público e optou pela sequência na carreira de médico. Aproveitou para elogiar o trabalho de todo o corpo técnico do Consórcio, que o assessorou, com dedicação e competência.

SAMU
No Pró, Mineiro assume no lugar de Rogério Aparecido Bernardo, de Ângulo. Ele, também, agradeceu o apoio recebido e afirmou que vai fazer uma “gestão para todos” os 30 municípios da região. Ressaltou que a principal missão do Consórcio é administrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional Norte Novo. E que espera manter a estrutura como uma das melhores do País.

 Rogério Bernardo declarou que o mandato dele foi de grande aprendizado. Principalmente, em 2020, por causa da pandemia provocada pela COVID-19. “O Samu está sendo muito exigido, pois é o responsável pelo transporte dos pacientes infectados. É uma missão essencial, mas de muito desgaste físico e emocional”, acrescentou. Também fez questão de citar o papel dos funcionários, que mantêm a estrutura em funcionamento.

AMUSEP
No encontro de encerramento do ano, o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão, reforçou que a união dos gestores públicos da região foi vital para vencer os obstáculos que se apresentaram neste ano. Parabenizou o trabalho dos presidentes que deixam o cargo e desejou sucesso aos que vão comandar as estruturas, a partir de primeiro de janeiro de 2021.

 Aproveitou para fazer um breve retrospecto da história recente da Amusep. Começou com as primeiras medidas de austeridade adotadas na Gestão 2017, comandada pelo prefeito de Floraí, Fausto Eduardo Herradon, com enxugamento de despesas, revisão de contratos e novos critérios para investimentos.

Em seguida, Batistão citou a continuidade do rigor administrativo-financeiro colocado em prática pelos sucessores de Herradon. Em 2018, André Luís Bovo, prefeito de São Jorge do Ivaí; e, em 2019, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, de Atalaia. “Todos desempenharam importante papel para transformar a Amusep”, resumiu.

Em 2020, durante o mandato dele, Batistão falou das dificuldades provocadas pela pandemia. Mas, que ainda assim, os prefeitos se uniram, tomaram decisões conjuntas e foi possível dar encaminhamento a dois projetos que vão produzir “excelentes frutos”. É o caso da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT) e o Laboratório de Inovação na Saúde (LIS). “Conseguimos avançar, mesmo e apesar da pandemia. Agora, caberá aos próximos presidentes transformar as duas iniciativas em benefícios para a coletividade de toda a região”, frisa.

Nova Diretoria do Cisamusep
Presidente: Manoel Rodrigo Amado, prefeito de Ourizona
Vice-presidente: Fernando Brambilla, prefeito de Santa Fé
Primeiro Secretário: Ademir Luiz Maciel, Dê, prefeito de Floresta
Segundo Secretário: Walter Volpato, prefeito de Sarandi

Nova Diretoria do Pró-Amusep
Presidente: Édilen Henrique Xavier, Mineiro, prefeito de Doutor Camargo
Vice-presidente: Maurício Aparecido da Silva, Índio, prefeito de Mandaguaçu
Primeiro Secretário: Ademir Luiz Maciel, Dê, prefeito de Floresta
Segundo Secretário: Sérgio José Santi, prefeito de Ivatuba

Fonte: Jornalista Claudio Galleti/CG Comunicação – Fotos: Divulgação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *