Saúde começa vacinação contra Covid-19 nos trabalhadores da educação, nesta quinta-feira, 13

Esta imunização será, exclusivamente, na Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 17 horas, para professores e demais trabalhadores com 59 anos

A Secretaria de Saúde inicia amanhã (13/4), a vacinação contra a Covid-19 nos trabalhadores que atuam na rede básica de educação (infantil, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e educação de jovens e adultos) das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Esta imunização será, exclusivamente, na Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 17 horas, para professores e demais trabalhadores com 59 anos.

Nesta quinta-feira, a vacina também segue para pessoas com Síndrome de Down (de 18 a 59 anos), doentes renais crônicos em diálise (de 18 a 59 anos) e pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (de 55 a 59 anos). Veja abaixo as unidades de saúde onde será feita esta vacinação.

Também serão vacinadas pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades (hipertensão arterial resistente, doença cardiovascular, diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC acima ou igual 40), pneumopatias crônicas graves, imunossuprimidos, anemia falciforme, cirrose hepática e doenças neurológicas) e pessoas com 60 anos ou mais.

Amanhã (13/4), também prossegue a vacinação da segunda dose.

Emissão da declaração
Para receber a vacina, os trabalhadores da educação precisam comprovar vínculo com a instituição de ensino por meio de documento cedido pela própria instituição onde atuam.

Os pacientes com comorbidade deverão apresentar documento oficial com foto e uma declaração comprobatória, assinada e certificada por um médico, que ficará retida no momento da vacinação. Em geral, os médicos têm o formulário da declaração – eles têm acesso aos formulários por meio do site da Prefeitura de Maringá (Confira o link), no Sistema Único de Saúde (SUS) e Conselho Regional de Medicina (CRM) Paraná.

Confira os locais e horários de vacinação:

1ª Dose – Pessoas com comorbidade e 60 anos ou mais
9h às 17horas – UBS Pinheiros
9h às 17horas – UBS Mandacaru
9h às 17horas – UBS Tuiuti
9h às 17horas – UBS Zona 7
9h às 17horas – UBS Iguaçu
9h às 17horas – UBS Policlínica Zona Sul
9h às 17horas – UBS Morangueira
9h às 17horas – UBS Vila Operária
9h às 17horas – UBS Iguatemi
9h às 17horas – UBS Floriano
9h às 16horas – Drive Thru no Teatro Calil Haddad

1ª Dose – Trabalhadores da Educação que atuam na rede básica e profissionais de saúde
8h às 17h – Secretaria de Saúde

2ª Dose – Pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde
13h às 17h – UBS Policlínica Zona Sul
13h às 17h – UBS Morangueira
13h às 17h – UBS Vila Operária
09h às 17h – UBS Iguatemi
13h às 17h – UBS Floriano
09h às 16h – Drive Thru Teatro Calil Haddad
08h às 17h – Secretaria de Saúde – Trabalhadores da Saúde

Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Aldemir de Moraes/PMM.