Mais de 70 instituições de Maringá já estão inscritas no Programa Selo Social, iniciativa articulada nacionalmente, que reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e participação de empresas, entidades sociais e órgãos públicos. O lançamento oficial com todos os participantes inscritos será realizado na quinta-feira (24), às 14h, no Auditório Hélio Moreira, na Prefeitura. Maringá é a primeira cidade do estado a aderir ao programa.
Para fazer a inscrição, as instituições e empresas devem ter a ideia de um ou mais projetos que se enquadrem nos ODS. “Sendo aprovados, os representantes passam por capacitação gratuita para aprender a elaborar o projeto. Serão cinco encontros presenciais e assessoramento “on line”, explica a secretária de Assistência Social de Maringá, Sandra Jacovós. Ela acrescenta que a ideia de trazer o projeto para Maringá foi definida após uma “provocação” feita pelo prefeito Ulisses Maia. Quando recebeu diretores da Embraed, Maia comentou que seria importante a empresa dar uma contrapartida para a cidade.
O Selo conta com patrocínio do Instituto Rogério Rosa, que tem como mantenedor o Grupo Embraed. A Prefeitura de Maringá é articuladora do programa na cidade. O Movimento Nacional ODS Maringá também faz a articulação da iniciativa. As últimas vagas para a participação gratuita no programa seguem abertas em http://www.selosocial.com/inscricao.
Segundo a diretora executiva do Instituto Selo Social, Carina Giunco, Maringá teve excelente adesão ao programa e mostrou grande potencial para mensurar o impacto social das iniciativas desenvolvidas. “A apresentação do Selo à comunidade foi um sucesso e as inscrições aumentam a cada dia. Temos algumas vagas abertas ainda, principalmente para empresas, mas já podemos prever que o ciclo em Maringá será histórico, com grandes resultados tanto das ações já desenvolvidas quanto dos novos projetos que iremos mediar”, aponta Carina.
O programa
O Selo Social foi eleito, em 2021, uma das dez soluções mais inovadoras para implementação dos ODS no Brasil. Ele atua na qualificação e mensuração dos resultados de ações, por meio do monitoramento e reconhecimento dos impactos sociais. Para isso, os participantes recebem assessoria do Instituto e participam de encontros e formações durante todo o ano. Ao final do ciclo, aqueles que concluírem o processo e demonstrarem compromisso social recebem a certificação. O programa já foi implantado, com sucesso, em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e em Brasília.
Fonte: Diretoria de Comunicação/Siacom.