A Semob colocou veículos batidos, como automóveis, motocicletas e bicicletas, simulando acidentes. Servidores maquiados como se estivessem feridos em acidentes chamaram a atenção de quem passava. Um boneco foi usado na ação, com o lado lúdico para orientar as crianças.
Também há banners e cartazes com frases de alerta e orientando o cumprimento da legislação para evitar acidentes. Como “Eu estava manuseando o celular” escrito num cartaz colocado no carro virado com as rodas para cima como se tivesse capotado.
A Semana Nacional de Trânsito irá até 25 de setembro com quase 20 atividades em diferentes pontos públicos da cidade e também pela internet. Entre elas, situações simulando acidente, material gráfico e informativo, entrega de antena para cortar linha de pipa, manutenção mecânica, apresentação para os vereadores na Câmara Municipal, seminário, orientações para os ciclistas e para os motoristas sobre os ciclistas, entre outros.
Também participam da Semana Nacional do Trânsito a Polícia Militar, O Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Científica, o Samu, entre outros.
Confira programação da Semana Nacional de Trânsito:
18/09 – Sábado – 9h00 às 12h00
Abertura da Semana Nacional de Trânsito.
Local: Praça Raposo Tavares
20/09 – Segunda – 9h00 as 11h00 Horário:
Abordagem aos Motociclistas
Local: Av. Colombo
16h30 – Palestra Elotech Gestão Pública
Local: Rua Tupã, 1643
21/09 – Terça-Feira – 9h00 as 11h00
Apresentação da Semana Nacional de Trânsito
Local: Câmara Municipal
Abordagens a Motoristas
Local: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira (Parque do Ingá)
Horário: 14h00 as 16h00
22/09 – Quarta-Feira – 9h00 as 11h00 –
Abordagem aos Motociclistas
Local: Praça Raposo Tavares
Abordagem aos Ciclistas
Local: Av. Horácio Raccanello Filho
Horário: 17h00 as 19h00
23/09 – Quinta – 9h00 as 11h00
Abordagem aos Motociclistas
Local: Praça Raposo Tavares
Palestra Sobre Educação no Trânsito
Horário: 16h00 – Palestra na Perfileve
Av Sincler Sambati, 8585
24/09 – Sexta-Feira – 7h30 às 17h30
Palestras no 4º Colégio da Polícia Militar
Local: Av. Monteiro Lobato (antigo Colégio João XXIII)
Fonte: Andye Iore/Siacom – Fotos: Aldemir de Moraes/PMM.