Semuc valoriza arte local e instala painéis de artistas em pontos estratégicos de Maringá

Dez artistas foram contemplados
Verbas é da Lei Aldir Blanc, do governo federal
Maringá leva a arte até o povo
Ponto a Ponto leva a arte dos maringaenses para diferentes locais
Pontos de ônibus estão coloridos com arte
Gestão Ulisses Maia ampliou benefícios para artistas
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Maringá instalou no Terminal Urbano, em pontos de ônibus e nos vidros traseiros dos ônibus (busdoor) do transporte coletivo os painéis de dez artistas maringaenses contemplados no edital “Arte Ponto a Ponto”, da Lei Aldir Blanc.

É mais uma iniciativa da Secretaria de Cultura levando arte e cultura até a população. “O projeto foi construído em parceria com um grupo de trabalho formado por servidores da Semuc e artistas”, explica o secretário de Cultura, Victor Simião. “O resultado é uma amostra do que os maringaenses fazem nas artes visuais. Além disso, são obras que circulam pela cidade toda. Literalmente. E que podem ser vistas pelos mais variados públicos”.

São 30 obras de dez artistas com temas e técnicas variadas que foram propostas pelos autores e avaliadas e aprovadas pela comissão julgadora da Secretaria de Cultura. São pinturas, fotografias, montagens, entre outras.

A verba de R$ 70 mil para o edital é repasse do Governo Federal, na Lei Aldir Blanc, que destinou total de R$ 2,6 milhões para Maringá. Os painéis ficarão expostos até o começo de 2022.

AMPLIAÇÃO – A Secretaria de Cultura ampliou as verbas e editais para a cultura em Maringá. As artes visuais foram beneficiadas nessas melhorias. Além do Ponto a Ponto, já foi realizada a Semana de Arte Contemporânea, cuja próxima edição será em novembro. Além de duas exposições que estão no Teatro Calil Haddad e outra no Centro de Ação Cultural (CAC), entre outras.

NÚMEROS:
• 10 artistas
• 30 painéis
– pontos de ônibus – 3m30 x 1m80
– terminal – 2m x 1m60
– busdoor – 2m25 x 0,85

Fonte: Andye Iore/Siacom – Fotos: Aldemir de Moraes/PMM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *