Senai abre 396 vagas gratuitas em Cursos Técnicos para a região Noroeste

Com duração de 18 a 24 meses, cursos estão relacionados com sete diferentes áreas industriais que vão da Logística ao Desenvolvimento de Sistemas, passando também pelo Setor Automotivo

Senai abre 396 vagas gratuitas em Cursos Técnicos para a região Noroeste
Formação Técnica em Automação Industrial e Eletrotécnica fazem parte da lista com vagas gratuitas em Cursos Técnicos nas modalidades presencial e semipresencial

Até o dia 10 de julho o Senai Paraná, na região Noroeste do estado, está com inscrições para vagas gratuitas em Cursos Técnicos. Ao todo, são 396 vagas organizadas entre as unidades do Senai nos municípios de Campo Mourão, Cianorte, Maringá, Umuarama e Paranavaí.

As inscrições podem ser feitas de 4 a 10 de julho no site sistemafiep.org.br/gratuidade e as aulas, que variam entre presencial e semipresencial, iniciam em 1º de agosto.

Para confirmar a inscrição, é importante que o candidato cumpra os critérios estabelecidos no Edital de vagas. A aprovação dos candidatos será realizada considerando a seleção e classificação obtida pela ordem de inscrição válida (data e horário) no curso escolhido, conforme disponibilidade de vagas e análise dos documentos pessoais do candidato, anexo no link da inscrição.

Os cursos técnicos com vagas gratuitas para a região Noroeste contemplam as áreas de Eletrotécnica; Logística; Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Fabricação Mecânica; Edificações; e Manutenção Automotiva.

Algumas unidades ofertarão cursos de nivelamento gratuitos nas áreas de Língua Portuguesa, Informática e Matemática básica, em datas anteriores ao início das aulas dos cursos técnicos. O nivelamento é obrigatório e a inscrição deve ser feita na data da assinatura do contrato educacional do curso técnico escolhido.

Para dúvidas e informações, o Senai Paraná também disponibiliza o e-mail [email protected] e os telefones WhatsApp (41) 3271-9090 e (41) 3271-9138. Ao todo, serão ofertadas 1.586 vagas em 15 diferentes cursos distribuídos em 23 municípios do Estado.

Cursos estão alinhados à demanda apontada no estudo Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 da Confederação Nacional das Indústrias (CNI)

Segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país, até 2025 o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 163,9 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 669,6 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar.

“De acordo com o levantamento, a demanda por profissionais com formação de nível técnico no estado corresponde a mais de 120 mil pessoas, devendo apresentar-se como uma tendência de necessidade e crescimento para os próximos ano, principalmente em áreas como planejamento e controle de produção; desenvolvimento de sistemas e aplicações; linha de montagem de veículos automotores; e eletrônica”, diz Juliana Maia, coordenadora de educação e negócios do Sistema Fiep.

“Nesse sentido, caminhando ao encontro dos apontamentos levantados pelo Observatório Nacional da Indústria é que o Senai Paraná lançou esse primeiro pacote de vagas gratuitas para Cursos Técnicos. Eles estão diretamente relacionados a essa tendência de mercado e, para quem buscar se dedicar com excelência, certamente a colocação no setor industrial aparecerá rapidamente”, finaliza.

SERVIÇO:
Vagas gratuitas – Cursos Técnicos do Senai Paraná – Região Noroeste
Unidades participantes: Campo Mourão, Cianorte, Maringá, Umuarama e Paranavaí
Total de vagas: 396
Inscrições até: 10/07/2022 em sistemafiep.org.br/gratuidade
Início das aulas: 01/08/2022

Áreas dos cursos: Logística; Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Fabricação Mecânica; Edificações; e Manutenção Automotiva.

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones WhatsApp (41) 3271-9090 e (41) 3271-9138.

Fonte: Andressa Ferrarini Galeb/SistemaFiep.
Foto: Divulgação/SistemaFiep.