Sicredi União PR/SP forma mais de 150 alunos em Inclusão Digital

 

Neste segundo semestre, mais de 150 alunos de 11 municípios do Paraná e um de São Paulo concluíram o curso de informática básica do programa Inclusão Digital da Sicredi União PR/SP. A entrega dos certificados teve início em novembro em Guaravera (distrito de Londrina) e já foi realizada em Paranavaí, Graciosa, Nova Esperança, São Lourenço, Floraí e Alto Paraná.

Nesta quarta-feira (11) será a vez dos alunos de Cafeara e Terra Boa receberem o certificado. Depois disso, representantes da Sicredi União PR/SP percorrem os municípios de Icaraíma (dia 12), Prado Ferreira (dia 17) e Mogi Guaçu/SP (dia 19). Em todas as cidades a cerimônia acontece das 19 às 21 horas com a participação de alunos, familiares, parceiros do programa e autoridades convidadas.

Durante a cerimônia em Nova Esperança, o gerente de agência da Sicredi União PR/SP, Luiz Henrique Lazzaretti, destacou que a formatura sela a contribuição da instituição financeira cooperativa com a educação e o desenvolvimento da comunidade. “Esse é um dos propósitos da Sicredi União, porque sabemos a diferença que a busca por conhecimento faz na vida das pessoas a fim de acompanhar as inovações tecnológicas da modernidade”, comentou.

O membro do Conselho de Administração da Sicredi União PR/SP, Francisco Donizetti Razente, também compareceu ao evento em Nova Esperança e ressaltou que o foco do programa Inclusão Digital é gerar oportunidades para as pessoas. “Nosso objetivo é obter o desenvolvimento junto com a comunidade. Isso é diferente de assistencialismo, porque a instituição financeira cooperativa investe em iniciativas que capacitam os indivíduos, tornando possível a realização de sonhos”.

No primeiro semestre deste ano, a Sicredi União PR/SP também entregou certificados do Inclusão Digital para cerca de 130 alunos. Ao longo dos cinco anos de atuação do programa, a instituição financeira cooperativa já formou mais de mil pessoas.

PROGRAMA

Lançado em 2013, o programa foi iniciado no distrito de Graciosa e, atualmente, está presente em doze municípios. O curso é gratuito, tem duração de quatro meses e é realizado duas vezes por ano, de março a junho e de agosto até novembro, com duas aulas por semana. Nesse período, os alunos aprendem informática básica, que inclui o sistema office e internet.

A iniciativa é voltada para associados da Sicredi União PR/SP e familiares, e abrange todas as faixas etárias – desde crianças até pessoas na terceira idade. O objetivo é levar conhecimento a quem não tem acesso, promovendo a inclusão digital. Para isso, a instituição financeira cooperativa disponibiliza equipamentos e instrutores, já os parceiros providenciam o local para a realização do curso.        Entre os parceiros estão prefeituras, secretarias de assistência social, igrejas, instituições do terceiro setor e Rotary Clubes.

Foto-legenda: Alunos do Distrito de Graciosa (Paranavaí), concluíram o curso de informática básica do programa Inclusão Digital da Sicredi União PR/SP.

Fonte: Jornalista Graziela Castilho/Textualcom – Foto: Divulgação/Sicredi