SRM faz ação para lembrar Dia do Idoso

Maria Iraclézia de Araújo, presidente da SRM, lembra que com a tendência da inversão da pirâmide de natalidade, é imprescindível a organização da sociedade civil para atender de forma específica os idosos.
Centro de Eventos do Parque de Exposições será sede de evento comemorativo ao Dia do Idoso.

Como forma de lembrar o Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, a Sociedade Rural de Maringá realiza uma ação de responsabilidade social voltada a atender mais de 500 idosos, nesta terça-feira, 1º de outubro, à tarde, no Parque de Exposições de Maringá.

Trata-se de um projeto que tem por finalidade tanto homenagear quanto lembrar sobre a necessidade de proteger e cuidar da população mais velha do município.

O Dia do Idoso foi instituído no Brasil com a entrada em vigor do Estatuto do Idoso, em outubro de 2003. A data se tornou fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliar as atitudes da sociedade em relação aos idosos, que hoje representam 13% da população brasileira, devendo dobrar nas próximas décadas segundo o IBGE.

O evento, no Centro de Eventos do Parque de Exposições, contará com ações recreativas e orientações na área da saúde, que serão promovidas por cursos da Unicesumar. Os idosos poderão aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, receber orientações sobre uso de medicamentos e participar de roda de conversa com psicólogos.

A ação, que envolve a diretoria executiva e SRM-Mulher, é parte dos trabalhos sociais estendidos pela entidade à comunidade como forma de contribuir para um desenvolvimento mais justo e igualitário.

Maria Iraclézia de Araújo, presidente da SRM, lembra que com a tendência da inversão da pirâmide de natalidade, é imprescindível a organização da sociedade civil para atender de forma específica os idosos. “Espaços para trazer à tona assuntos sobre o envelhecimento, contribuem para movimentos proativos, fazendo com que as pessoas possam repensar seus conceitos e compartilhar informações”, diz ela.

IDOSOS NO BRASIL

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2017, a população de idosos no País saltou 19,5%, de 25,4 milhões para mais de 30,2 milhões de pessoas. No mesmo período, o número de homens e mulheres com 60 anos ou mais nos albergues públicos cresceu 33%, de 45,8 mil para 60,8 mil.

Os direitos dos idosos no Brasil estabelecem em linhas gerais, a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Texto: Valdete São José/Assessora de Imprensa/SRM – Fotos: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *