Tiago Valenciano renuncia ao cargo de presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá

 

O professor Tiago Valenciano divulgou na manhã desta quarta-feira, que demitiu-se da presidência do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá, em solidariedade ao então secretário de Cultura, Miguel Fernando.

Em um comunicado divulgado a pouco na sua página do Facebook, Tiago Valenciano destaca que “não quero ficar ofuscado no horizonte da existência como aquele que não foi leal. Infelizmente, com a saída do secretário de cultura do cargo e, em prova do respeito que possuo ao mesmo há mais de uma década, renuncio a função de Presidente do CMPC, discordando veementemente da saída do Miguel Fernando da SEMUC. Sempre mantive um diálogo quase que diário, em tom respeitoso com o secretário. Entretanto, provo da lealdade que possuo a um visionário, que revolucionou a cultura local”.

 Tiago Valenciano continua no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá, como membro do Conselho, cargo que permanece até maio, quando vence o seu mandato.

Confira abaixo a íntegra do comunicado divulgado hoje pelo Tiago Valenciano:

“Dever cumprido, nova página”

 “A máscara dos traiçoeiros cai perante à verdade. Mas o rosto dos leais brilham como o sol da justiça!” – Samuel Ranner

 “Desde que fui reeleito para representar o segmento de literatura no Conselho Municipal de Políticas Culturais, assumi na primeira reunião a incumbência de presidir o referido Conselho. As dificuldades certamente surgiram e, pouco a pouco, fomos superando os obstáculos colocados, com uma equipe de conselheiros maravilhosa e de pessoas engajadas na cultura local.

Dialogando – sem perder a capacidade de crítica, com a Secretaria Municipal de Cultura, pudemos ora acompanhar, ora fiscalizar, ora propor e ora realizar uma política cultural local, batalhada há anos por um grupo de sonhadores de Maringá.

Todo artista é sonhador. Mas, havia chegado o momento de realizar. Muitas realizações aconteceram na SEMUC de 2018 pra cá. E nós, no CMPC, acompanhamos de perto esta construção coletiva.

Porém, não quero ficar ofuscado no horizonte da existência como aquele que não foi leal. Infelizmente, com a saída do secretário de cultura do cargo e, em prova do respeito que possuo ao mesmo há mais de uma década, renuncio a função de Presidente do CMPC, discordando veementemente da saída do Miguel Fernando da SEMUC. Sempre mantive um diálogo quase que diário, em tom respeitoso com o secretário. Entretanto, provo da lealdade que possuo a um visionário, que revolucionou a cultura local.

 

Apesar de respeitar o maravilhoso conselho que temos, preciso dedicar-me, também, às novas incumbências que assumi, valorizando a passagem do Miguel pela SEMUC. Não deixarei a função de conselheiro, que se encerra em Maio deste ano. Porém, o momento é de reflexão. Seguirei nas atividades que tenho diariamente: Câmara de Maringá e UniCesumar, que tem me consumido quase todo o tempo.

Vamos avante batalhando por mais cultura e educação em Maringá!”

“Até breve, muito obrigado”. Tiago Valenciano.

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá

O Conselho Municipal de Cultura é órgão deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador das questões afetas à cultura, tendo por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate com os diferentes segmentos culturais e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no Município.

Da Redação – Foto: Rede Social.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *