UEM é a segunda melhor universidade paranaense em ranking internacional

Pesquisa avaliou 19.788 instituições, elegendo as 2.000 melhores em nível global

 Publicado pelo Center for World University Rankings (CWUR), organização de pesquisa e consultoria localizada nos Emirados Árabes Unidos, o World University Rankings é divulgado a cada ano para avaliar as instituições de ensino superior a partir de dados referentes ao desempenho internacional das instituições.

A pesquisa não coleta informações diretamente das instituições de ensino. A metodologia utilizada é dividida em quatro critérios: qualidade da educação, empregabilidade dos alunos, qualidade da universidade e desempenho na pesquisa.

Qualidade da educação e qualidade da universidade são medidos, respectivamente, pela quantidade de alunos e professores que receberam prêmios de destaque internacional. A empregabilidade dos alunos é referente à quantidade de alunos e ex-alunos que atuam em cargos de direção nas maiores empresas do mundo de acordo com ranking da revista Forbes. Por último, o desempenho na pesquisa avalia a quantidade de artigos publicados pela instituição e citados por outros pesquisadores.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi classificada como a 1.286ª no ranking global e 34ª no ranking brasileiro. De acordo com Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), este resultado é reflexo da metodologia utilizada pelo CWUR. “No entanto, esse ranking pode ser considerado um pouco elitista, por incluir critérios de premiação internacional que tradicionalmente são concentrados em universidades e centros de pesquisa do hemisfério norte. Por exemplo, a única universidade do Brasil que conseguiu pontuar em todos os critérios foi a USP. Como é possível observar, a UEM obteve essa boa classificação unicamente devido à qualidade e importância de sua pesquisa. ”

Para acessar a lista completa, clique aqui.

Fonte: Adrian Gustavo/ASC/UEM – Foto: Divulgação/UEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *