Número foi atingido com realização da cerimônia de colação de grau dos graduados de 2020 dos câmpus regionais
São mais de 77 mil rostos, mais de 77 mil vidas transformando outras milhões de vidas no Paraná, no Brasil e até no mundo. Com quase 52 anos de história, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) chega à emissão de diploma de graduação de número 77.360. A marca foi atingida na noite da sexta-feira (23/7), quando 273 formandos colaram grau em uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.
A cerimônia remota para 20 graduações dos câmpus regionais da UEM, foi transmitida ao vivo pela UEM TV. Os paraninfos gerais das turmas de 2020 são os docentes Antônio Marcos Flauzino dos Santos (Cianorte), Claudiana Tavares da Silva Sgorlon (Ivaiporã), Eduardo David (Cidade Gaúcha), Néryla Vayne Alves Dias (Goioerê) e Olindo Savi (Umuarama).
A juramentista do dia 23 foi Vivianne Mendes Löwe, agora formada em Meio Ambiente, e a oradora foi Gabriela Gomes, neograduada em Ciências Contábeis. “Tudo o que passamos nos fez crescer e dar valor à conquista! E hoje trocamos a frase ‘Eu não vou conseguir’ por ‘Eu resisti’. Hoje não estamos aqui porque não tivemos dificuldades, estamos aqui porque Deus nos sustentou e porque fomos mais fortes do que os obstáculos do caminho”, diz Gabriela Gomes em seu discurso direcionado aos seus colegas formandos.
Os paraninfos compuseram a mesa de honra da solenidade junto ao reitor, Julio César Damasceno (responsável por conceder a outorga coletiva de grau aos graduados), ao chefe de gabinete da Reitoria, Alessandro Santos da Rocha, e ao diretor de Ensino de Graduação, Marco Antonio Costa. Para o reitor, este é o momento mais importante na vida da Universidade Estadual de Maringá. “Só há um outro momento parecido, quando vocês chegam à universidade cheios de dúvidas e vontades e nós os acolhemos com muito prazer e muita felicidade”, frisa Damasceno, que destaca a importância dos câmpus para o desenvolvimento regional em vários segmentos.
Enviaram vídeos para parabenizar os formandos os coordenadores das 20 graduações e os diretores dos câmpus regionais – Anelise Guadagnin Dalberto (Câmpus Regional de Cianorte), Fernanda Errero (Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã), Gilson dos Santos Croscato (Câmpus Regional de Goioerê), Marcelo Alessandro Araujo (Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha) e Rodrigo Tartari (Câmpus Regional de Umuarama).
Homenagens dos cursos:
AGRONOMIA
Patrono: João Henrique Castaldo
Nome de turma: Fabrício Leite
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Patrono: Valter da Silva Faia
Nome de turma: Franciele do Prado Daciê
DESIGN
Patrono: Fabio Luiz Grassi
Nome de turma: Mondrian (in memoriam)
EDUCAÇÃO FÍSICA
Patrono: Marcos Vinicius Francisco
Nome de turma: William Fernando Garcia.
ENGENHARIA AGRÍCOLA
Patrono: Marcelo Alessandro Araújo
Nome de turma: Reny Adilmar Prestes Lopes
ENGENHARIA AMBIENTAL
Patronesse: Yara Campos Miranda
Nome de turma: Adalberto Koodi Takeda (in memoriam)
ENGENHARIA CIVIL
Patrono: Germano Francisco Simon Romera
Nome de turma: Marlon Zacardi.
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Patrono: Rodrigo Zunta Raia
Nome de turma: Larine Kupski
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Patronesse: Priscila Pasti Barbosa
Nome de turma: Dalvio Ferrari Tubino.
ENGENHARIA TÊXTIL
Patrono: Rodrigo Antoniassi Cardim
Nome de turma: Márcia Gomes da Silva.
FÍSICA
Patronesse: Néryla Vayne Alves Dias
Nome de turma: Cesar Lattes (in memoriam).
HISTÓRIA
Patronesse: Natally Vieira Dias
Nome de turma: Isabel Cristina Rodrigues.
LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS
Patronesse: Kátia Kern Cardoso
Nome de turma: Leilane Talita Fatoreto Schwind
MEDICINA VETERINÁRIA
Patrono: Mauro Henrique Bueno de Camargo
Nome de turma: Paulo Fernandes Marcusso
MODA
Patrono: Márcio José da Silva
Nome de turma: Maria Helena Ribeiro de Carvalho
PEDAGOGIA
Patrono: José Aparecido Celorio
Nome de turma: Paulo Freire (in memoriam).
SERVIÇO SOCIAL
Patrono: Eduardo Augusto Fari
Nome de turma: Maria Celeste Melo da Cruz.
TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
Patronesse: Larine Kupski Nome de turma: Suelen Pereira Ruiz Herrig.
TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO CIVIL
Patrono: Elvis Alexandre Peteno
Nome de turma: Olindo Savi
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE
Patronesse: Yara Campos Miranda
Nome de turma: Adalberto Koodi Takeda (in memoriam).
Fonte: Matheus Teixeira/ASC/UEM – Fotos: Divulgação/UEM.
Revista AZ Magazine de Maringá Site oficial da Revista AaZ Magazine de Maringá








