Material será utilizado em ambulatório que atende mais de 600 pacientes diariamente; doação é essencial no período de pandemia

Laís Cristine Pilger, diretora de Promoção à Saúde da Cisamusep, lembrou que o ambulatório atende diariamente 600 pessoas. “Essa doação representa a continuidade de nossos trabalhos ao oferecer máscaras aos nossos funcionários e pacientes”, disse. As máscaras vão servir para substituir aquelas usadas por pacientes há mais tempo ou então serão entregues aos que surgem sem a devida proteção.
A doação das máscaras consolida a parceria da Unicesumar com várias entidades públicas na área da saúde. “A reitoria sabe da importância dessas doações. Muitas entidades precisam desse material e dependem de licitações, muitas vezes demoradas”, explicou a professora Solange Lopes, diretora de Centro e Ciências Biológicas e da Saúde da Unicesumar. “Estamos sempre dispostos a ajudar os parceiros com máscaras e luvas, justamente num momento tão difícil como a pandemia”.
O Cisamusep é um consórcio mantido por 30 municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná. O ambulatório realiza atendimentos em mais de 30 especialidades médicas e odontológicas e mais de 10 tipos de exames. Além disso, possui uma equipe multiprofissional para acompanhamento de pacientes de médio risco.
COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
Desde o início da pandemia, a Unicesumar tem realizado uma série de ações sociais e na área da saúde afim de dar suporte a milhares de famílias vulneráveis e a centenas de profissionais da área médica.
Junto com os polos de EAD, já distribuiu alimentos em todo o País. Também fez doações de máscaras de acetato (face shield) para hospitais de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. A instituição também doou máscaras de tecido para colaboradores e comunidade em geral, além de lençóis para hospitais.
A Unicesumar também auxiliou os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia, ao emprestar aparelhos respiradores ao Hospital Municipal de Maringá, seguido do trabalho de estudantes da instituição junto à Secretaria de Saúde. As atividades contemplam desde teleatendimento à população até mutirões de testagens de Covid-19 em diversos bairros do município.
Recentemente, a Secretaria de Saúde de Maringá junto com a Unicesumar e outras instituições de ensino, lançou o Ambulatório Pós Covid (APC). Foi criado um fluxograma para receber o paciente que obteve alta de enfermaria ou de Unidade de Tratamento intensivo (UTI). Há três meses que a Unicesumar oferece fisioterapia aos pacientes pós covid encaminhados à Unidade Básica de Saúde – UBS-Aclimação, existente dentro da instituição.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Unicesumar – Foto: Divulgação/Unicesumar.