CORONAVÍRUS – Prefeitura de Maringá adota base única de dados

Novo formato dará uma noção precisa sobre o nível de contágio do dia

A Prefeitura de Maringá realizou mais um processo interno para promover transparência, segurança e agilidade na transmissão das informações sobre a pandemia. O município passará a integrar a base de informação da Secretaria Estadual de Saúde no sistema Notifica Saúde, que hospeda dados diários do boletim epidemiológico municipal da Covid-19.

O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, explica que o novo formato dará uma noção precisa sobre o nível de contágio do dia, considerando que o prazo para alimentação do sistema será das 0h às 23h59 e não mais das 15h às 15h. Os dados completos de uma segunda, por exemplo, serão divulgados sempre na terça, e assim sucessivamente.

A mudança ocorre para que a base de dados epidemiológicos seja única. Nenhuma informação será retirada. Os boletins continuarão a ser publicados normalmente nos canais oficiais da prefeitura e atualizados na plataforma ′Notifica Saúde′, que passará a ser hospedada em domínio da prefeitura a partir da próxima semana.

Desde que o ′Notifica Saúde′ foi lançado, no início da pandemia, a Secretaria de Saúde de Maringá alimenta os mesmos dados para o município e para o estado em dois processos diferentes, mas extremamente confiáveis. “No início da pandemia, Maringá prontamente se organizou para montar sua própria base de dados, ação fundamental para termos parâmetros sobre o contágio do coronavírus. Hoje entendemos que é mais assertivo tomarmos a base do estado num sistema de alimentação único”, reforça Puzzi.

ENDEREÇO – A integração também promoverá a alteração do domínio da plataforma ′Notifica Saúde′ para um domínio do município. É que a base de dados irá ficar hospedada integralmente no sistema de Inteligência de Dados da Prefeitura. O endereço será publicado em breve.

A plataforma www.notificasaude.com.br (sem o prefixo ′maringa.pr.gov.br′), elaborada e fornecida gratuitamente pela empresa maringaense DB1, será desativada em breve. “A gestão é muito grata e reconhece que o trabalho da desenvolvedora do sistema foi fundamental para a comunidade naquele período tão incerto da pandemia”, agradeceu Puzzi.

AJUSTE – Nesta segunda-feira, 2 de agosto, excepcionalmente, o boletim epidemiológico traz os dados totais das notificações (confirmados, óbitos e outros números totais), com eventuais correções de acordo com a informação do estado, e os índices de ocupação hospitalar no dia. Essa lacuna é necessária para organizar o novo prazo de alimentação dos dados.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Siacom/PMM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *