Unicesumar investe mais de R$ 1 milhão de reais em influenciadores digitais

A ação aconteceu nas cinco regiões do país e impactou mais de 21 milhões de pessoas e vê número de matrículas aumentarem 60%

Campus da Unicesumar, em Maringá (PR)

Nos últimos anos, a internet mudou completamente a forma com que a publicidade se comunica com o público. Se antes era necessário estar nos jornais, revistas ou nos comerciais do horário nobre da tv para alcançar o maior número de pessoas, o cenário agora é outro. Com a ascensão dos influenciadores, muitas empresas viram nesse nicho, uma oportunidade para expandir seu alcance para além dos meios já utilizados e impactar uma nova fatia do mercado. É o caso da Unicesumar, que no último ano, além das propagandas nos impressos, rádio e tv, incluiu também ações com influenciadores no seu plano de marketing.

Em um setor, que até então eram utilizados apenas garotos propaganda para levar a mensagem para o público-alvo, a Unicesumar inovou, fez parceria com mais de 250 influenciadores e foi precursora da iniciativa na área da educação superior. Publicidade com personalidades da mídia convidando as pessoas a se matricularem no semestre que se inicia são comuns, mas a instituição sentiu que era necessário ir além do comercial e mostrar o lado transformador da educação, com o propósito de fazer um curso superior e como este poderia mudar vidas, assim, o trabalho com esses profissionais foi a melhor opção para alcançar os stakeholders de uma forma leve e objetiva.

Mara Michela, Diretora de Vendas e Multicanal da EAD Unicesumar, é uma das responsáveis pelo projeto de influenciadores, conta que viu nesse novo formato de publicidade, uma oportunidade maior de se aproximar do público de interesse. “Apesar de garotos propaganda alcançarem um número grande de pessoas, eles não promoviam proximidade com a universidade. Assim, queríamos investir em jovens estudantes, que gerassem identificação entre a instituição e nosso público-alvo, e os influenciadores, principalmente, os pequenos e médios, por meio do trabalho nas redes sociais, nos proporcionaram isso. Além disso, investimos também em alguns profissionais de grande alcance, como a Taciele Alcolea, que com seus quase 6 milhões de seguidores, potencializou e difundiu nossa mensagem”, conta Mara Michela.

A ação impactou mais de 21 milhões de pessoas. “Para que tivéssemos o resultado esperado, precisávamos selecionar pessoas que estivessem próximas de seus seguidores. Assim, junto com 300 polos e utilizando a plataforma Squid, escolhemos influenciadores de cada região, sendo que, alguns desses eram, inclusive, alunos da Unicesumar. Isso ajudou a gerar uma identificação maior, além de conhecerem a fundo o método de estudo, conseguem passar a informação com muito mais propriedade, impactando tanto o seu círculo social, quanto os demais seguidores”, explica a diretora da EAD Unicesumar.

O influenciador digital tornou-se o personagem responsável por desempenhar a mesma função que a família, amigos e vendedores realizavam há 10 anos. Tendo em vista o comportamento e forma de se expressar, esse profissional acaba humanizando a interação e apresentando dores reais que se relacionam com as de seu público. Deste modo, o sentimento de familiaridade que trazem, é o que os tornam uma arma potente, os colocando no mesmo patamar dos grandes veículos de comunicação.

De acordo com um estudo feito pela McKinsey, de 20% a 50% dos consumidores consideram a opinião de influenciadores no momento da decisão de compra dos produtos. O mesmo estudo também revelou que o marketing boca a boca é duas vezes mais eficaz do que a publicidade paga. Desta forma, quanto mais a realidade do influenciador se aproximar do seu público, maior a confiança e credibilidade ele passa em sua publicidade, e os nano e micro influenciadores despertam isso, devido a sua proximidade com os seguidores.

“A ação com influenciadores nos rendeu um aumento de 60% no número de matriculados, além de fortalecer o nome da Unicesumar e até apresentar a instituição para pessoas que talvez não a conhecessem. Com certeza, é um trabalho que continuaremos a desenvolver nos próximos semestres, afinal, além de atingirmos a grande massa por meio dos veículos tradicionais, ainda impactamos nichos através dos pequenos influenciadores. Isso torna o relacionamento mais sólido e os resultados mais rápidos”, finaliza Mara.

Sobre a Unicesumar

 Há 30 anos no mercado educacional, a Unicesumar vem transformando vidas pela educação através do aperfeiçoamento constante da sua qualidade de ensino e a ampliação de sua estrutura física e abrangência. Atualmente, possui mais de 300 mil alunos em seus mais de 750 polos de educação a distância por todo o Brasil, e em quatro polos internacionais, localizados em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça), Yokkaichi (Japão) e Londres (Inglaterra).

No ensino presencial, conta com quatro campi, nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, todas no Estado do Paraná. O corpo docente é formado por mais de 800 professores, sendo 80% mestres e doutores, em sua maioria com vasta experiência de mercado. Pelo décimo ano consecutivo, a Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) em uma escala de avaliação de 1 a 5. Também conquistou nota máxima no Conceito Institucional, que avalia infraestrutura, funcionamento, corpo docente e administrativo e qualidade da educação, o que a coloca em posição de excelência em educação e entre os dez maiores grupos educacionais privados do país.

Fonte: Damaris Ignácio/PUBComunica – Foto: Divulgação/Unicesumar.

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