UniCesumar recebe nota máxima em recredenciamento do MEC 2023

Instrumento avaliativo fornecido pelo Ministério da Educação (MEC) comprova a regularidade da instituição e dos cursos ofertados na modalidade a distância

Há mais de 30 anos no mercado educacional, e desde 2022 como uma das marcas integradas no grupo Vitru Educação, a UniCesumar possui mais de 400 mil alunos em mais de mil polos de educação a distância (EAD) por todo o Brasil, e em três polos internacionais, localizados em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, um dos grandes destaques é o curso de Medicina, ofertado no campus de Maringá (PR) e em Corumbá (MS). Além disso, conta com outros quatro campi nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Campo Grande (MS). A Instituição de Ensino Superior (IES), está entre os dez maiores grupos educacionais privados do país.

Com toda essa bagagem institucional e social pelo país, a IES renovou seu compromisso com a educação e difusão do conhecimento. A universidade, mais uma vez, acaba de receber o título que comprova o recredenciamento fornecido pelo Ministério da Educação (MEC), após visita in loco realizada pela equipe da entidade para inspeção da estrutura dos cursos EAD. Na ocasião, os integrantes checaram todos os itens que constam no instrumento avaliativo, concedendo à universidade nota 5, a mais alta da listagem. O documento, já publicado no site do MEC, além de homologar o funcionamento da instituição pelos próximos dez anos, ainda consagra o projeto interno “nota máxima”, que envolveu os colaboradores e acadêmicos da IES.

“Todos os esforços dos últimos anos de nossas equipes foram recompensados com essa nota, seja na área pedagógica ou administrativa. Além da pontuação máxima no recredenciamento EAD, obtivemos excelentes resultados em avaliações de cursos, grande parte, também com nota 5”, pontua a reitora profa. Dra. Solange Munhoz Arroyo Lopes, destacando os cursos tradicionais presenciais de Medicina e Direito, bem como os mais novos, no formato EAD, de Automação Industrial, Gestão de Produção Industrial e Tecnologia em Produção Cervejeira EAD, pioneiro no Brasil, que receberam nota 5, também pelo MEC, em outra avaliação recente sobre a qualidade dos cursos.

Entre os itens avaliados no recredenciamento estão requisitos com relação à infraestrutura, desempenho dos estudantes no Enade, qualificação e nível de titulação do corpo docente, percepção dos estudantes em relação aos cursos e organização e recursos didático-pedagógicos. Além do amplo funcionamento da instituição e seus cursos EAD, o recredenciamento autoriza a vinculação dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico nos polos de educação a distância. No total, foram avaliados cerca de 50 indicadores em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.

Situação cadastral

Checar a situação cadastral de uma instituição de ensino é um dos mecanismos de segurança mais importantes para alguém que pretende cursar uma graduação ou especialização. Certamente, essa é uma das garantias para um estudo e obtenção do diploma sem percalços durante o curso, já que o MEC é quem autoriza o funcionamento da instituição e oferta dos cursos. O caminho é simples: basta acessar o “Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (IES)” por meio do Cadastro e-MEC (http://emec.mec.gov.br), onde estarão todos os dados, como o credenciamento ativo da IES, além de atos autorizativos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Unicesumar-Maringá.