O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 terá atualização de 3,52%, percentual relativo ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) acumulado entre setembro de 2019 e outubro de 2020. Portanto, não será aplicado reajuste no imposto, mas tão somente a correção pela inflação do período. Estão sendo entregues 182 mil guias desde segunda-feira, 4 de janeiro. A previsão da Secretaria de Fazenda é arrecadar cerca de R$ 200 milhões.
O pagamento à vista, até 25 de janeiro, garante desconto de 10%. O recolhimento em parcela única até 10 de fevereiro assegura desconto de 7%. O imposto poderá ser parcelado em até 12 vezes.
Contribuintes cadastrados no ′Acesso Cidadão′, portal de serviços da prefeitura, não receberão a guia pelos Correios. Um comunicado será enviado no e-mail cadastrado e a guia deverá ser obtida por meio deste link do site da Prefeitura de Maringá. Também é possível imprimir na praça de atendimento, no Paço Municipal.
Contribuinte com IPTU em atraso pode renegociar a dívida sem prejuízo do parcelamento do imposto de 2021. Para solicitar as isenções é preciso ser pensionista, aposentado, portador de necessidades especiais, pessoa idosa, obedecendo os critérios da lei. Quem teve isenção cancelada, poderá solicitar novamente. O contribuinte que não pagou no ano anterior poderá pagar em 2021. O ideal é fazer um parcelamento para que não seja cobrado judicialmente.
ENTENDA
O IPTU é calculado de acordo com o valor da área total do terreno, o valor total das construções e a taxa de coleta de lixo. No terreno vazio calcula-se o valor da área total mais a contribuição da Iluminação pública. Os recursos obtidos com o imposto são investidos em obras e serviços, além da parcela garantida para investimentos na saúde e educação. Esta é uma importante fonte de recurso para melhorar a vida do cidadão.
Quem discordar do valor lançado poderá entrar com requerimento na Praça de Atendimento, fazendo as justificativas necessárias para revisão. Caso o cidadão não receba a guia, pode fazer o download neste link do site da Prefeitura de Maringá, ou procurar a Praça de Atendimento no Paço Municipal. O mesmo procedimento vale para eventual extravio da guia ou outra situação, como dano.
INFORMAÇÕES
Para atualizar o endereço ou saber mais informações a respeito do Acesso Cidadão, o contribuinte pode usar os telefones: 44 3221 1246 – 3221 1403 e 3221 1356. Dúvidas também podem ser esclarecidas no e-mail é pracadeatendimento@maringa.pr.gov.br.
Baixe o carnê pela internet:
http://www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/3bf096b0bfb2.pdf
Perguntas frequentes:
http://www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/6cc36cee05c4.pdf
Fonte: Jornalista Ana Laura Silva/Siacom – Foto: Divulgação/PMM.