O Arraiá do Seo Zico Borghi, tradicional festa junina de Maringá, levou mais de 4 mil pessoas à Capela Bom Jesus, na Estrada Pinguim, na noite desta quinta-feira (23). Realizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Maringá, a festa teve quadrilha, fogueira, pau de sebo e música ao vivo com o grupo Tercílio Men e Banda, além do cardápio típico com quentão, canjica, paçoca, bolo de milho e muito mais.
O evento começou às 19h e passou da meia noite. Após dois anos suspensa devido à pandemia, a celebração superou as expectativas, segundo o secretário de Cultura, Victor Simião. “Foi uma felicidade muito grande a realização do Arraiá Seo Zico Borghi, depois de dois anos sem essa atividade. Quatro mil pessoas passaram por lá.
Tivemos tudo aquilo que é clássico de uma festa junina: quadrilha, quentão, canjica… Tivemos também um momento de celebração mais religioso, além de pau de sebo e a fogueira. Mais uma realização da Secretaria de Cultura, no governo Ulisses Maia, provando que festa popular pode ser bem feita, pode ser feita para toda a família e o resultado nada mais é do que a felicidade”, destaca.
Realizado desde 1982 e criado pelo pioneiro Zico Borghi, o evento é registrado como Patrimônio Histórico Imaterial do Município.