Evento reúne palestras, oficinas, debates e exposição no Centro de Ação Cultural Márcia Costa a partir desta sexta-feira (19)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, realiza a partir desta sexta-feira (19), o 6º Seminário Maringaense de Arte Contemporânea (Smac) e o 1º Salão Maringaense de Arte Contemporânea. A abertura do Salão será às 19h30, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). O Smac terá início no sábado (20), com a palestra ‘Transcendemos o trágico ou não sobrevivemos a ele’ de Ayala Prazeres, às 14h, também no CAC (Confira abaixo a programação completa).
O Seminário Maringaense de Arte Contemporânea reunirá palestras, mesas-redondas e oficinas, se consolidando como um espaço de reflexão e formação. O objetivo é valorizar a produção local e promover a conexão entre artistas, curadores, pesquisadores e o público por meio das artes visuais contemporâneas.
Durante o seminário, também ocorrerá o 1º Salão Maringaense de Arte Contemporânea, que reúne obras de artistas locais selecionados pela curadoria da artista visual, figurinista e cenógrafa do Rio de Janeiro, Ayala Prazeres. As obras ficarão expostas até 30 de outubro no CAC, de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h30.
As obras selecionadas serão expostas e, posteriormente, três delas serão incorporadas ao acervo municipal. A seleção foi realizada por meio de edital e curadoria, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab).
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca que o objetivo é fortalecer a cena contemporânea de Maringá, ampliar o acesso à cultura e dar visibilidade a novos talentos em diferentes linguagens artísticas. “É uma arte viva e pulsante que inspira a cidade e fortalece a identidade cultural maringaense”, afirma.
“O Salão e o Seminário reafirmam o compromisso da administração pública em preservar e difundir a memória artística, ao mesmo tempo em que incentivam a criação e a inovação”, diz o gerente de Patrimônio Cultural, Edson Luiz Marchezin Pereira.
A palestrante e curadora Ayala Prazeres destaca a importância da reflexão sobre “questões que impactam a inclusão de artistas minoritários na arte contemporânea”.
Confira a Programação:
Sexta-feira, 19 de setembro, às 19h30:
Abertura da Exposição do 1º Salão Maringaense de Arte Contemporânea
Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa
Sábado, 20 de setembro, às 14h:
Abertura SMAC – Palestra com Ayala Prazeres – ‘Transcendemos o trágico ou não sobrevivemos a ele: Um estudo curatorial pelo direito à memória’
Local: Auditório do Centro de Ação Cultural Márcia Costa
Quinta-feira, 25 de setembro, às 19h30:
Mesa Redonda dos Artistas Tadeu dos Santos, Annelise Nani da Fonseca e Gustavo Barrionuevo – ‘Aquisição’
Local: Auditório do Centro de Ação Cultural Márcia Costa
Sábado, 27 de setembro, às 8h:
Oficina “Experiência Criativa a partir de contos”, de Cristina Agostinho
Local: Sala 6 do Centro de Ação Cultural Márcia Costa
Quinta-feira, 2 de outubro, às 19h30
Palestra “O acervo de arte municipal e as políticas de aquisição”, de Hagá Galvão
Local: Auditório do Centro de Ação Cultural Márcia Costa
Sábado, 4 de outubro, às 14h:
Reunião Setorial das Artes Visuais
Local: Sala 6 do Centro de Ação Cultural Márcia Costa.
Fonte: SeCom
Foto: Rafael Macri/PMM.
Revista AZ Magazine de Maringá Site oficial da Revista AaZ Magazine de Maringá








