Profissionais são destaque em premiação que reconhece práticas inovadoras na educação

Cerimônia de premiação ocorreu na quinta (16), e revelou práticas exitosas desenvolvidas no ambiente escolar

Teatro Calil Haddad foi palco de uma celebração ao talento e à criatividade de educadores que fazem a diferença na educação básica

Na noite de quinta-feira (16), o Teatro Calil Haddad foi palco de uma celebração ao talento e à criatividade de educadores que fazem a diferença na educação básica. O Concurso Práticas que Transformam premiou profissionais responsáveis por projetos inovadores em escolas de Maringá e região. A rede municipal de ensino de Maringá foi destaque e conquistou cinco troféus entre os 12 premiados.

O concurso contemplou projetos de profissionais atuantes nas unidades da rede municipal de ensino de Maringá, além de instituições públicas e privadas dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e instituições de educação especial e ensino profissionalizante vinculadas a organizações sociais, esferas governamentais ou iniciativas privadas.

Realizado pela Prefeitura de Maringá e pela Câmara Técnica de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o concurso recebeu 111 inscrições e 30 projetos foram selecionados para a etapa final. As iniciativas concorreram em diferentes categorias, organizadas por níveis e modalidades de ensino, e distribuídas em eixos temáticos.

Os 12 profissionais premiados disputaram nas modalidades Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Os projetos reconhecidos abordaram temas como práticas diferenciadas em componentes curriculares, educação financeira e empreendedorismo, além de inclusão. Cada vencedor recebeu R$ 2,5 mil e um troféu em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Entre os projetos premiados está o “Podcast na Escola”, desenvolvido com a turma de Altas Habilidades e Superdotação da Escola Municipal Osvaldo Cruz

Entre os projetos premiados está o “Podcast na Escola”, desenvolvido com a turma de Altas Habilidades e Superdotação da Escola Municipal Osvaldo Cruz. A proposta busca desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral, além de estimular criatividade, imaginação, autonomia e pensamento crítico dos alunos. O prefeito Silvio Barros entregou a premiação para a professora da rede municipal, Sueli Cordeiro dos Santos, responsável pelo projeto.

A rede municipal de ensino de Maringá foi destaque e conquistou cinco troféus entre os 12 premiados

“Participei do projeto organizado pela professora Sueli e fico feliz por ver tantos projetos inovadores e práticas exitosas na nossa rede municipal de ensino e também em outras instituições da rede estadual e em outros municípios. Parabéns aos professores e demais profissionais e reforço aqui minha admiração pelo trabalho realizado”, afirmou o prefeito Silvio Barros.

No ‘Podcast na Escola’, os estudantes da Sala de Recursos de Altas Habilidades e Superdotação tinham como atividades escolher personalidades que consideravam importantes para a sociedade, pesquisar o currículo delas, elaborar perguntas e conduzir entrevistas em formato de podcast. “Receber esse prêmio é muito emocionante. Os alunos e os pais estão felizes e realizados com o projeto de inclusão”, afirmou a professora responsável, Sueli Cordeiro dos Santos.

A secretária de Educação, Adriana Palmieri, frisou que o evento de homenagem visa valorizar o trabalho dos educadores. “São profissionais que constroem a educação no País e tocam o futuro das nossas crianças. Ficamos felizes por cada projeto inscrito e, principalmente, pelo protagonismo da nossa rede municipal de ensino. Tivemos diversos projetos de educadores das nossas escolas e Cmeis inscritos e premiados, o que reforça o talento e dedicação dos servidores em prol da qualidade do ensino”, destacou.

O Concurso é realizado pela Prefeitura de Maringá e pela Câmara Técnica de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem)

O presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem, Guaracy Silva, ressaltou a importância da premiação. “O objetivo é valorizar os profissionais da educação que adotam práticas inovadoras capazes de transformar a sala de aula e os resultados obtidos pelos alunos”, disse.

Confira os vencedores:

Eixo 1 – Práticas inovadoras no ensino dos componentes curriculares

Modalidade Educação Infantil
Vencedora: Jessica Leticia de Pádua – Cmei José Gerardo Braga – Maringá
Projeto: Feira de troca de livros

Modalidade Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Vencedora: Paula Francielle Domingos Rubim – Escola Municipal Padre Rui Tanaka – Maringá
Projeto: Passaporte da leitura: uma viagem inesquecível

Modalidade Anos Finais do Ensino Fundamental
Vencedora: Daniele Cristina Benício dos Santos Freitas – Escola Estadual Vital Brasil – Maringá
Projeto: Educar para transformar com “Pretinha, eu?”

Modalidade Ensino Médio e Profissionalizante
Vencedor: Jonathan Dias Ferreira – Colégio Estadual Unidade Polo – Maringá
Projeto: Placar de desempenho: estimulando cooperação, presença e protagonismo estudantil.

Eixo 2 – Práticas inovadoras em educação financeira e empreendedora

Modalidade Educação Infantil
Vencedora: Cristiane dos Santos Rocha – Cmei João XXIII – Maringá
Projeto: Da semente ao lucro: empreendendo na educação infantil

Modalidade Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Vencedora: Natalina Aparecida Ferreira Morales – Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira – Mandaguari
Projeto: Estaleca do Aryzinho

Modalidade Ensino Médio e Profissionalizante
Vencedora: Shirley Aparecida Onofre – Colégio Estadual Helena Kolody – Sarandi
Projeto: O Poder do empreendedorismo na Educação

Eixo 3 – Práticas inovadoras em educação especial e inclusiva

Modalidade Educação Infantil
Vencedora: Gisele Soncini Rodrigues – Cmei Antônio Facci – Maringá
Projeto: Toques que conectam: O tablet como aliado para o ensino do aluno com TEA

Modalidade Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Vencedora: Sueli Cordeiro dos Santos – Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz – Maringá
P
rojeto: Podcast na escola

Modalidade Anos Finais do Ensino Fundamental
Vencedora: Rita de Cássia Cordeiro Teixeira – Escola Diogo Zuliani – Maringá
Projeto: Um olhar especial para o futuro sustentável com aparas de lápis

Modalidade Ensino Médio e Profissionalizante
Vencedora: Elisangela de Paula Baqueta – Instituto de Educação Estadual de Maringá
Projeto: Entre mentes brilhantes.

Fonte: SeCom
Fotos: Ivan Amorin/Pólen Imagens.