ARQUITETURA – Mall gastronômico sustentável transforma 20 toneladas de lixo orgânico em adubo

PZ Ecomall chama atenção por combinar saborosas opções gastronômicas com arquitetura biofílica e ações sustentáveis em Balneário Camboriú (SC)

Apesar das incertezas econômicas e sociais causadas pela pandemia da Covid-19, um novo espaço gastronômico e sustentável entrou para a rota dos destinos turísticos gastronômicos no Sul do país em 2021. O PZ Ecomall, fundado por Filipe Pitz, CEO da PZ Empreendimentos, construtora responsável pelo projeto, obra e gestão do negócio, além de atrair 11 conceituados restaurantes de culinária natural, também comemora os números alcançados em favor da sustentabilidade no primeiro ano de atividades.

Com início das operações em janeiro de 2021, em Balneário Camboriú (SC), na Avenida Brasil, esquina com a Rua 3500, o PZ Ecomall, o local foi projetado seguindo rigorosas normas de certificações internacionais para a preservação do meio ambiente. É considerado o único mall gastronômico de Santa Catarina que transforma restos de comida em adubo através de uma composteira própria. Para se ter uma ideia, o local transformou, apenas em 2021, aproximadamente 20 toneladas de lixo e resíduos orgânicos em húmus – uma espécie de terra bem preta, rica em nutrientes para as plantas.

“O PZ Ecomall não foi apenas projetado para ser um local com arquitetura sustentável e excelente gastronomia. Temos uma preocupação contínua para a viabilidade e desenvolvimento socioeconômico e cultural das regiões que atuamos atrelado à preservação do meio ambiente. Analisamos sempre o nosso impacto para minimizá-lo, utilizando da melhor forma os recursos naturais e sempre visando o bem-estar e a experiência dos consumidores”, explica Filipe Pitz, CEO da PZ Empreendimentos.

Além disso, somente em 2021 mais de 250 mil litros de água pluvial (chuva) foram captados e deixaram de ser usados da rede municipal. Com uma cisterna própria que comporta até 10 mil litros de água, grande parte do volume é utilizado diariamente para a manutenção das instalações do Ecomall, como limpeza de banheiros e na irrigação do jardim. O volume é tão significativo que, segundo o engenheiro ambiental, Victor Silvestre, seria suficiente para suprir a demanda de 28 pessoas durante um mês ou ainda 840 por um dia, em Balneário Camboriú. Além disso, por meio do reaproveitamento da água pluvial também foi possível reduzir a emissão de gases, principalmente CO², ao meio ambiente. De acordo com Silvestre, estima-se que para produzir cada metro cúbico, ou seja, mil litros de água, haja uma emissão indireta de 100 gramas de CO² por m³. “Utilizando o exemplo da PZ, onde foram captados 250 mil litros de água, significa que 25kg de CO², indiretamente, deixaram de ser emitidos em função do aproveitamento da água da chuva”.

Modelo de sucesso

Quem entra no PZ Ecomall logo percebe a diferença do ambiente arborizado para outras atrações da cidade. Segundo o engenheiro ambiental, as 11 árvores plantadas no local absorvem, em média, 15,6kg de CO² por ano, totalizando 171kg. Além do verde, outro destaque é o projeto que favorece a ventilação e iluminação natural. O espaço utiliza o design biofílico, arquitetura que prega uma ligação dos seres humanos com a natureza e utiliza o modelo construtivo chamado dry construction que garantiu a agilidade no andamento da obra em 60% e a economia de materiais. Outro fator de atenção é a disposição das lojas e área de circulação, com cuidado também para atender pessoas com necessidades especiais (PNE).

Além do design moderno e programação conectada constantemente à arte, o local oferece 11 saborosas experiências gastronômicas, sendo que todas as lojas utilizam materiais ecológicos como canudos e embalagens para delivery, contribuindo com a reciclagem. Há desde restaurantes de culinária natural e internacional italiana, havaiana e oriental, além de gelateria, cafeteria, pizzaria, cervejaria, lojas de vinho, drinks e outras bebidas. O mall ainda possui sala recreativa para crianças, terraço com jardim, praça central para eventos, conceito pet-friendly, loja conceito com showroom de empreendimento imobiliário e concierge turístico para vendas e divulgação de atrativos de Balneário Camboriú e região.

CEO da PZ Empreendimentos, Filipe Pitz: “Nossa a intenção é de abrir quatro novas unidades do PZ Ecomall ainda em 2022”

De acordo com o CEO da PZ Empreendimentos, Filipe Pitz, a intenção é de abrir quatro novas unidades do PZ Ecomall ainda em 2022. O desenvolvimento dos projetos das novas unidades está em fase de planejamento e viabilidade econômica e já estão sendo estudados terrenos em outros municípios da região Sul, além do Sudeste e Centro-Oeste do país. “Avaliamos a ampliação deste modelo de negócios pelo país, difundindo a cultura de espaços sustentáveis, a geração de emprego e renda, a valorização da cultura e do entretenimento, além de criar novo equipamento para o turismo gastronômico”, comenta.

Sobre a PZ Empreendimentos

A PZ Empreendimentos é uma empresa ESG – Environmental, Social and Governance (Meio ambiente, Social e Governança) que se preocupa com a forma como os resíduos são tratados, o consumo de energia e prevenção de riscos ambientais; com questões de direitos humanos e integração com a comunidade local; e segue o modelo de governança que protege os investimentos feitos pelos acionistas, foca em transparência, no conselho fiscal e na conduta corporativa. Em janeiro de 2021, entregou o PZ Ecomall, primeiro mall gastronômico sustentável de Santa Catarina, localizado em Balneário Camboriú (SC) que une lazer, gastronomia e arte. Até o final do ano de 2022, irá apresentar o primeiro edifício residencial da incorporadora na cidade de Camboriú, SC. (https://pzempreendimentos.com.br/).

Fonte: Stéphanie Stahl/Rotas Comunicação
Fotos: Bruno Kotaka.