Câmara Técnica da Educação da Amusep define temas e calendário de atividades para 2022

As novas regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o reajuste do piso salarial para os professores da Rede Municipal de Ensino, as estratégias e recursos didáticos aplicados em sala de aula como instrumento de aprendizagem, e as experiências inovadoras, proporcionadas pela tecnologia. São alguns dos assuntos a serem debatidos, ao longo de 2022, durante as reuniões mensais da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Os temas e o calendário de atividades foram definidos, nesta quarta-feira (23) à tarde, durante encontro do Colegiado, realizado na sede da entidade, em Maringá (foto).

Os secretários municipais de Educação optaram por realizar as reuniões mensais nas segundas quartas-feiras dos meses, sempre às 14 horas. Decidiram, também, promover dois seminários regionais; o primeiro, no dia 18 de maio; e, o segundo, em 17 de agosto. O primeiro ocorrerá em Maringá, em local a ser definido, e terá como tema “Estratégias de aprendizagem e o uso da inovação e da tecnologia no processo de alfabetização dos alunos”. A programação e a cidade sede do segundo, será escolhida posteriormente.

Fundeb

Na próxima reunião mensal da Câmara Técnica, em nove de março, o tema central serão as novas regras do Fundeb, instituídas pela Emenda Constitucional número 108, de 27 de agosto de 2020, regulamentada pela Lei número 14.113, de 25 de dezembro de 2020. “A alteração no regimento do Fundo, que é o instrumento permanente de financiamento da educação pública, provocou uma série de dúvidas. Inclusive, na atual discussão em torno do reajuste de 33,24%, autorizado pelo Governo Federal, para o piso nacional dos professores da educação básica”, destaca a coordenadora do Colegiado, secretária Municipal de Educação de Maringá, professora doutora Tânia Regina Corredato Periotto.

(Com) texto

Além de definir os temas e o calendário das atividades, os secretários municipais de Educação da Região da Amusep conheceram os detalhes e foram convidados a participar do Programa “Alfabetiza (com) texto”, desenvolvido pelo Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias de Educação do Estado do Paraná, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá. A metodologia capacita os professores e propõe uma série de atividades com os alunos, em sala de aula, tendo como fio condutor a leitura de textos no processo do ensino da linguagem escrita. “A adesão é gratuita e nos municípios onde já foi realizado os resultados foram significativos como instrumento de apoio ao processo de alfabetização”, ressalta a professora Alessandra Wihby, coordenadora do projeto.

Poemas

Outro assunto da pauta do encontro mensal da Câmara Técnica foi o livro de poemas “Versos para Brincar e Aprender”, de autoria da professora doutora Marta Chaves. Ela explica que a obra reúne 15 poemas compostos para os professores da rede básica de ensino, que compreende o início da vida escolar das crianças. “A proposta é a de que os professores usem os textos para explorar as infinitas possibilidades de aprendizagem, principalmente, as relacionadas ao desenvolvimento da memória, atenção, concentração e da linguagem dos alunos”, comenta.

Simpósio Regional

No encerramento do encontro, a coordenadora da Câmara Técnica convidou os secretários municipais para estarem presentes no II Simpósio Regional 2022, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento será realizado no dia quatro de março, sexta-feira da próxima semana, no Auditório Hélio Moreira, localizado na Prefeitura de Maringá. Os temas centrais serão o novo Fundeb e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no âmbito dos municípios. As atividades começam às nove horas e vão até as 16h30, com intervalo para o almoço.

Fonte: Claudio Galleti/Assessor de Imprensa/Amusep
Foto Divulgação/Amusep.