Chef Gourmet chega a Maringá com cursos de Sommelier e Bouchèrie

Chef Gourmet inaugura escola de gastronomia em Maringá
Curso de Sommelier Profissional
Curso de Chef Bouchérie
Chefs maringaenses Bruno Marangoni e André Stein
Curso de Chef de Cuisine Jr
Curso de Bartender
Curso de Chef de Cuisine
Escola de gastronomia traz à cidade especialidades muito procuradas, mas com pouca oferta na região

A unidade maringaense da escola de gastronomia Chef Gourmet se prepara para abrir as portas neste sábado, 27. Com inauguração virtual e transmissão pelas redes sociais, o centro de ensino chega à cidade oferecendo instalações preparadas para aulas presenciais e com segurança aos alunos, cumprindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, tão logo as atividades sejam liberadas pelo município. Com três cozinhas e duas salas de aula, a sede será apresentada ao público em uma série de lives pelo instagram @chefgourmet.maringa que irão trazer detalhes sobre alguns dos cursos oferecidos no novo empreendimento.

A franquia catarinense conta com dezenas de cursos, mas para este primeiro momento, os franqueados e professores André Stein e Bruno Marangoni escolheram trazer à região cursos com muita procura e pouca oferta, como o de Chef Bouchèrie, especializado no preparo de carnes. “Atualmente existem muitos workshops sobre esse tema, mas encontrar um curso completo voltado à modalidade é muito raro no Brasil. No interior do Paraná somos os primeiros a trazer algo tão profundo sobre essa área da culinária e acreditamos muito que será um sucesso porque o perfil do maringaense é o de apreciador de uma boa carne”, diz Stein.

O curso será ministrado pelo membro da Seleção Brasileira de Açougueiros, Sebastian Rufino. Especialista em cortes de carnes e aproveitamento do animal, além de ser cozinheiro autoral com valorização do alimento do corte ao fogo, “Sebá”, como é conhecido, ministrou treinamentos em várias partes do Brasil e está empolgado em poder transmitir o conhecimento de maneira ainda mais profunda. “O aluno vai aprender desde os cortes nacionais mais conhecidos até outros cortes internacionais, como o prime rib, o tomahawk, a bisteca fiorentina, dentre outros cortes que já são conhecidos mas foram introduzidos há poucos anos no cardápio do brasileiro, além das mais variadas técnicas de como preparar cada tipo de corte – o tipo de fogo, que carvão utilizar, a altura do fogo para cada tipo de corte de carnes…”, enumera Rufino. O curso é voltado tanto para quem deseja aprender mais por hobby quanto para profissionais que já atuam na cozinha e querem agregar conhecimento no preparo de carnes e churrascos. Os alunos vão trabalhar não apenas com a carne bovina, mas também com cortes de aves, suínos, caprinos e ovinos, peixes e frutos do mar.

Sommelier, bartender e chef junior

 Outros dois cursos que prometem fazer sucesso são os de Sommelier e Bartender. A formação de especialistas em vinho também não é comum na região, mas a demanda é crescente. “Sabemos que a procura por vinhos cresceu no cenário nacional no último ano e vários grupos, confrarias, restaurantes estão buscando o vinho como uma forma de cultura, para poder degustar. Maringá é uma cidade gastronômica onde muitos procuram o conhecimento para uso pessoal, mas onde também existe uma demanda grande de restaurantes e hotéis na cidade para que possam oferecer a formação aos seus profissionais e aprimorar o serviço oferecido aos clientes. O mesmo ocorre com o curso de bartender, já que o que temos na cidade e região atualmente são cursos rápidos, de dois ou três dias, mas muitos bares e restaurantes têm em seus cardápios drinks e coquetéis e procuram melhorar o desempenho e a criatividade de seus colaboradores”, afirma o sócio proprietário da escola e chef Bruno Marangoni.

Outra grande aposta é o curso de Chef de Cuisine Junior, que oferecerá ao público infantil todas as bases necessárias para se tornarem chefs mirins. “Eles não vão aprender somente preparações básicas como bolos, biscoitos, sopas… mas sim a fazer caldos, cortes, vão aprender sobre as matérias primas, sobre como lidar com diversos tipos de proteínas em diferentes formas de cocção – frituras, assados, cozidos – além das bases de preparações com doces e salgados”, detalha o chef e professor André Stein. O curso está aberto a crianças a partir de 8 anos.

 

A escola trará ainda cursos mais tradicionais, como Chef de Cuisine, panificação e confeitaria.  “Sabemos que hoje existe essa demanda para autônomos que querem fazer pães e bolos em casa e buscam muito esse curso como hobbie ou para melhorar o desempenho em sua panificadora ou cafeteria. E nossa formação para chef de cozinha é muito completa, inclusive com aulas de gestão e inglês cultural, que prepara o aluno para trabalhar em restaurantes, navios de cruzeiro e até fora do Brasil”, completa Stein.

Sobre a Chef Gourmet

A primeira unidade da escola foi criada em 2019, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Sete meses depois a Chef Gourmet se lançou como franqueadora, com sede em Curitiba, e deu início à expansão. Hoje são 12 franqueados, em cinco Estados brasileiros. “Nas cidades em que chegamos, trouxemos crescimento para a economia do município como um todo, uma vez que o universo da gastronomia proporciona um leque incrível de oportunidades”, diz Josemar Lopes, fundador da rede.

A oportunidade de entrar no mercado com um modelo já consolidado faz com que cada vez mais empreendedores adentrem para o ramo de franquia. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Franchising, o setor segue em crescimento no Brasil e tem colaborado com a empregabilidade no País. Nos primeiros oito meses de franquia, a Chef Gourmet faturou 1 milhão de reais e o otimismo na empresa é grande, mesmo em momentos de turbulência econômica. “Em um ano que tudo parou, nós crescemos. E até o final de 2021 a meta é ter cerca de 50 escolas em todo o Brasil”, finaliza.

Cursos oferecidos pela Chef Gourmet

BARTENDER
CHEF BOUCHÈRIE
CHEF DE CUISINE JR.
CHEF DE CUISINE
CHEF PÂTISSERIE E BOULANGERIE
COZINHA POR HOBBY
COZINHEIRO PROFISSIONAL
FOTOGRAFIA GASTRONÔMICA
GESTÃO DE NEGÓCIOS
INGLÊS CULTURAL
PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA POR HOBBY
PIZZAIOLO PROFISSIONAL
SOMMELIER POR HOBBY
SOMMELIER PROFISSIONAL

SERVIÇO:
CHEF GOURMET – Escola de Gastronomia
Av. Humaitá, 572 – Fone: (44) 3305-9600

Fonte: Renata Mastromauro e Brenda Caramaschi/UContent
Fotos: Divulgação/Chef Gourmet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *