Congresso Sesi ODS chega à 6ª edição totalmente on-line

Congresso Sesi ODS chega à 6ª edição totalmente on-lineEvento destaca a importância do envolvimento de toda a sociedade no alcance da Agenda 2030

Desde 2003, o Sesi no Paraná promove ações, projetos e programas que incentivam o engajamento da sociedade para impulsionar o desenvolvimento sustentável. O Congresso Sesi ODS, que chega agora a sua 6ª edição, é uma dessas iniciativas. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro e será transmitido pelo Canal da Indústria, no Youtube.

O objetivo do Congresso é reconhecer boas práticas corporativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de promover o debate sobre como indústrias e outras empresas podem contribuir para atingir as metas propostas pela ONU.

“O Congresso é um espaço de diálogo, troca de experiências, informação e reconhecimento”, afirma Maria Cristhina de Souza Rocha, Gerente Executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep.  “São mais de 280 indústrias e instituições, inscritas no Prêmio Sesi ODS, apresentando suas práticas em prol dos ODS e os impactos desse trabalho para a sociedade”, destaca Maria Cristhina.

Programação

Na quarta (24) acontecem oficinas o dia todo – como ESG na Prática: Como Integrar os ODS à Estratégia de Negócio, Participação dos Jovens em Prol dos ODS e Longevidade e Produtividade –, e, à noite, o Simpósio Faculdades da Indústria, que visa ampliar o engajamento da comunidade acadêmica na agenda 2030.

Na quinta (25), o dia começa com o painel Educação como Agente Potencializador dos ODS. A manhã segue com a entrega dos prêmios Sesi Peça por Peça, que reconhece iniciativas que favorecem a transformação do ambiente escolar para alcance do ODS 04 – Educação de Qualidade, desenvolvidas nos municípios paranaenses; e Sesi Indústria Parceira da Educação às indústrias que incentivaram o acesso e oportunizam que trabalhadores das indústrias, dependentes e a comunidade terminassem os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ingressassem em um curso de qualificação profissional.

À tarde acontece a Mostra de Projetos, um espaço de diálogo com as ações que contribuem para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas, propiciando o estreitamento de parcerias e articulação de redes, e a entrega do Selo Sesi ODS e Prêmio Sesi ODS, que valorizam e divulgam o trabalho em prol dos ODS realizados por indústrias, empresas e instituições de ensino, públicas e do terceiro setor.

As inscrições, que são gratuitas, bem como a programação completa, estão no site portalods.com.br.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Erradicar a pobreza, oferecer educação de qualidade para todos, reduzir a desigualdade social e promover a igualdade de gênero. Estes são alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que têm como meta fazer do mundo um lugar melhor para se viver. Esta lista de tarefas objetiva que, até 2030, esta será a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de proteger o planeta de efeitos adversos da mudança climática. Para que estes objetivos sejam cumpridos, empresas, indústrias e organizações devem realizar ações que proporcionem desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Fonte: Rafaela Ribas/Agência Fiep.