Empresa maringaense ganha o “Oscar” do Design Mundial

O alicate para retirar cutícula tem um formato diferente do que já existe no mercado
O diretor e designer Carl Kawasaki observou trabalho no salão de beleza
Novo alicate torna o trabalho mais fácil e não provoca Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
Novo alicate já recebeu registro de patente no INPI

A empresa maringaense Onna ganhou o “iF Design Award 2021” na semana passada. O prêmio internacional é considerado o “Oscar” do design mundial. A Onna é uma das 35 empresas da Incubadora Tecnológica de Maringá (MaringáTech) que tem apoio da prefeitura.

O proprietário Carl Kawasaki, 36 anos, criou um alicate para retirar cutícula com um formato diferente do que já existe no mercado e que não causa Lesão por Esforço Repetitivo (LER). O design desenvolvido tem mais funcionalidade e conforto no trabalho das manicures.

O empresário conquistou a premiação em concurso internacional com participação de mais de 5 mil marcas de 59 países, incluindo grifes famosas multinacionais. O prêmio foi um troféu e um cobiçado selo internacional que será inserido na marca maringaense. “Já temos a patente, os procedimentos estão adiantados para a produção industrial e o alicate, patenteado como Anna, estará à venda no segundo semestre, saindo daqui de Maringá para todo o Brasil”, informa Kawasaki.

A ideia surgiu em 2018, quando Kawasaki levou a esposa para fazer a unha em um salão de beleza. Ele ficou observando o trabalho das manicures. Graduado em Desenho Industrial, Kawasaki pensou numa maneira de facilitar o trabalho, criando um produto mais funcional. E inventou um novo alicate com uma perna no tamanho tradicional e um segundo dispositivo menor, acionado pelo polegar. A nova ferramenta facilita o manuseio e não machuca a mão da manicure que, geralmente, tem longa jornada de trabalho e movimentos repetitivos.

O alicate Anna também venceu o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira no ano passado, o maior prêmio do design brasileiro. Ou seja, o produto maringaense ganhou prêmio máximo nacional e internacionalmente, motivando Kawasaki e equipe a desenvolver outros dois produtos para o mercado de estética.

A Onna foi criada em 2020, depois de participar de um edital de inovação. A empresa está sediada na Incubadora Tecnológica de Maringá (MaringáTech), mantida por várias instituições, entre elas a Prefeitura de Maringá. Há outros parceiros que colaboram com a incubadora, que fomenta ideias e negócios na cidade desde 2000. Também participam empresas de TI, alimentação, biotecnologia, sustentabilidade, comunicação, entre outros.

A Prefeitura de Maringá tem várias iniciativas para incentivar os empresários e empreendedores maringaenses, por meio das secretarias de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), Fazenda (SeFaz) e Planejamento (SePlan), além do Espaço do Empreendedor.

Fonte: Andye Iore/Siacom – Fotos: Mileny Melo/PMM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *