Hospital Municipal recebe doação de aparelho de ventilação não invasiva do HU

O Complexo Hospitalar Municipal de Maringá recebeu a doação de quatro helmets – aparelhos de modalidade de ventilação não invasiva (VNI) – do Hospital Universitário Regional de Maringá. A doação tem como objetivo ofertar mais aporte de oxigênio aos pacientes, postergando ou, até mesmo, evitando a ventilação invasiva com a intubação orotraqueal.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, ainda que não se tenham estudos mais específicos da utilização de VNI, relacionados ao tratamento para Covid-19 em síndromes respiratórias agudas graves de modo geral, se observam benefícios aos pacientes que fazem uso dessa modalidade, como a melhoria do padrão respiratório e nível de saturação de oxigênio.

Conforme Puzzi, há uma série de dispositivos (máscaras) que poderiam ser utilizadas, no entanto, algumas trazem o desconforto por ser necessário um ajuste firme ao rosto do paciente. Assim, o helmet (modalidade doada pelo HU) traz o ganho do maior conforto ao paciente com os mesmos benefícios já descritos, gerando mais tolerância do paciente para usufruir por mais tempo da medida terapêutica.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Divulgação/HUM

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *