Inauguração do Terminal Urbano terá ampla agenda cultural

 

O Terminal Urbano “Dr. Said Ferreira” será inaugurado na sexta-feira (28/02), com ampla agenda cultural e serviços sociais gratuitos. Programação foi definida em reunião na prefeitura com diversas secretarias municipais. Inauguração acontecerá à noite com apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), dentro do terminal.

Ações sociais acontecerão numa estrutura montada na entrada do terminal, no lado da avenida Tamandaré. Serão serviços gratuitos entre 14h e 18h de 11 secretarias e órgãos municipais. A partir das 18h começarão apresentações artísticas gratuitas. O piso superior terá um espaço cultural para exposições e apresentações artísticas. Apesar do mezanino ser inaugurado num segundo momento, já haverá uma exposição no local. Secretaria de Cultura organizou material sobre a história do transporte público de Maringá.

A Solenidade de inauguração está prevista para começar as 19h com descerramento da placa de inauguração, falas do prefeito e outros e em seguida voos de balões do Night Glow. A OSP está prevista para começar a tocar às 20h30.

ESTRUTURA – Aproximadamente 30 mil pessoas circularão diariamente pelo terminal. Local tem área de 22,3 mil m², sendo quatro vezes maior que terminal anterior, demolido. Estrutura foi construída mais de 1,6 milhão de tonelada de material. São 44 baias para ônibus de 66 linhas. Cada baia tem um totem com 2 metros de altura por 50 centímetros de largura, tendo o número e nome da linha adesivados. Um Centro de Controle Operacional (CCO) conta com ferramentas de segurança com equipamentos eletrônicos.

Há banheiros (um em cada extremidade e outro no mezanino), bancos de espera, bicicletário, entre outros. Terminal é aberto e sem catracas. Mas será fechado após fim das atividades no começo da madrugada e terá vigilância. Ônibus das linhas metropolitanas pararão no lado externo, como era no terminal anterior. Projeto indica que serviço metropolitano no futuro seja feito por trem, com estação subterrânea no novo terminal.

O acesso entre térreo e o piso superior será feito por três escadas rolantes e mais três elevadores. Também há instrumentos que não haviam antes. Alguns com foco na acessibilidade, como mapas em painéis táteis, câmeras de segurança, detectores de fumaça, entre outros. Licitação em breve definirá empresa para administrar lojas e praça de alimentação no piso superior. São 14 lojas e 12 pontos de alimentação. Mais seis quiosques no piso superior e quatro no térreo. A prefeitura também terá pontos para parte administrativa no mezanino. Confira a seguir a agenda e serviços gratuitos para a população:

AGENDA:

  • 14h entre 18h – serviços sociais gratuitos, na entrada do Terminal;
    • 18h – apresentações culturais com artistas locais;
    • 19h – Cerimonial de inauguração do Terminal; balões do Night Glow;
    • 20h – no Mezanino – exposição sobre transporte público de Maringá; e
    • 20h30 – apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná.

SERVIÇOS:

  • SAÚDE – aferição de pressão, orientações contra dengue, recadastramento nas UBSs, orientações sobre tratamento da obesidade, haverá uma ambulância no local;
    • SEIDE – vagas de emprego, orientações para empreendedores, informações turísticas;
    • PROCON – orientações sobre direitos do consumidor;
    • SEDUC – apresentação do kit escolar, personagens infantis para tirar fotografias com crianças;
    • JUVENTUDE – varal de poesias, exposições, grafiti, pocket shows, batalha de MCs;
    • SECRETARIA DE SEGURANÇA – ônibus com equipamento de reconhecimento facial, patrulhamento na região com agentes, carros e motos;
    • SEMOB – simulação de acidentes, personagens lúdicos, consultas sobre Carteira Nacional de Habilitação, agentes de trânsito na região;
    • ESPORTES – pintura facial, esculturas, aulas de ritmos;
    • SEMULHER – workshops, orientações para casos de violência contra mulher, dicas e serviços;
    • SASC – corte de cabelo, Bolsa-Família, coral de Idosos, exposições, divulgação de cursos; e
    • SEMA – educação ambiental, coleta seletiva, exposições, app Petis, doação de mudas.

Fonte: Diretoria de ComunicaçãoFoto: Aldemir de Moraes/PMM.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *