SAÚDE – Prefeitura faz mutirão com recurso próprio para cirurgias eletivas

 

A Prefeitura de Maringá anunciou na sexta-feira, 21, investimento de R$ 5 milhões (recursos próprios) para realizar 4,8 mil cirurgias eletivas entre março e dezembro desse ano, contemplando as especialidades de ginecologia, otorrinolaringologia, ortopedia, infantil, urologia e geral. Anúncio foi feito pelo prefeito Ulisses Maia e o secretário de Saúde, Jair Biato, em reunião com prestadores de serviço, imprensa e representantes da sociedade civil organizada.

Cirurgias serão feitas nos hospitais Municipal, Universitário (HUM), Metropolitano, de Sarandi, Santa Rita, Santa Casa e Memorial. Representantes dos estabelecimentos assinaram os contratos com prefeito, vereadores e outros. O paciente que está na fila de espera deve ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) atualizar cadastro. Depois ele receberá contato em sua casa indicando para ir até UBS retirar encaminhamento para o hospital onde será feito procedimento. Ele passará por avaliação do caso e agendamento da cirurgia.

O Secretário de Saúde, Jair Biatto, explicou que o mutirão diminuirá consideravelmente a fila de espera que é de pouco mais de 5 mil pacientes. Que não seria muito para uma cidade de aproximadamente 420 mil habitantes. Que essa fila não é zerada porque todos os dias há novos pedidos de cirurgias. Casos variam de complexidade e tem tempo diferente para serem feitos. Alguns dependem de verba do Ministério da Saúde, outros de verba estadual. Por exemplo, até ontem havia 53 pacientes esperando cirurgia geral e 828 para oftalmologia. Por isso, a prefeitura investirá recursos próprios para não depender de outros órgãos ou demorar mais. Também serão anunciados outros mutirões na Saúde em breve. Entre eles para consultas.

A prefeitura de Maringá melhorou serviços e atendimentos na Saúde nos últimos três anos. Somente no ano passado foram investidos R$ 192,8 milhões, representando 22,5% do orçamento, sendo que a legislação determina 15%. Uma outra situação que deve melhorar a Saúde na região é que Ulisses Maia assumiu essa semana a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Cisamusep). Já são preparadas ações em conjunto com municípios.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Aldemir de Moraes/PMM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *