Infocos Agri-Agência participa de Assembleia Geral da AgriCord

Sistema Cresol passou a atuar como membro e agora é a mandatária de uma vaga entre as agri-agências

José Vandresen, Gerente do Cresol Instituto e responsável pelo Infocos Agri-Agência e vice-presidente da Cresol, Luiz Tomacheski

A Cresol e o Infocos Agri-Agência participaram durante o último mês de um seminário internacional promovido pela FAO e da Assembleia Geral da AgriCord que aconteceu de forma on-line.

No primeiro dia de reunião foi realizado um seminário sobre “Experiências de inovação em financiamento para atores do Sistema Agroalimentar”, que abordou uma visão regional sobre a relevância da inclusão financeira, troca de experiências sobre instrumentos, fontes e estratégias inovadoras na área de financiamentos.

O vice-presidente da Cresol, Luiz Tomacheski, apresentou no seminário um case da Cresol sobre a produção de alimentos relacionado ao combate à fome que é um dos grandes objetivos das Nações Unidas. “A Cresol possui muitas experiências interessantes que podem contribuir para outras regiões e nosso papel, enquanto Agri-Agência, é apresentar essas iniciativas de uma forma que possa fortalecer a rede de agricultores, não só em nosso país, mas em outros continentes”, disse.

Durante a Assembleia da AgriCord, Cresol foi acolhida como uma das instituições mandatárias na rede, sendo que o Infocos AA é a organização técnica que a representa como agência.

José Vandresen, Gerente do Cresol Instituto e responsável pelo Infocos AA, falou sobre o que a reunião abordou e, entre as pautas, destacou a construção de um plano a nível global que observa a realidade de cada um dos continentes.

“Essa ação internacional tem conexão direta com a promoção de ações em conjunto com as principais organizações regionais que são reconhecidas nos organismos de cooperação internacional e que, cada vez mais, vai exigir uma proximidade com essas organizações de agricultores, para que a nossa atuação consiga chegar localmente aos produtores rurais. Esse é um dos grandes focos, onde a Agricord busca financiar estratégias para o fortalecimento das redes que geram o desenvolvimento sustentável dos agricultores e do campo”, destacou Vandresen.

Sobre a AgriCord

Criada em 2003, a AgriCord é uma rede de “agri-agências” – organizações não governamentais de cooperação – que visa minimizar a pobreza e integrar organizações de agricultores da Bélgica, Canadá (Quebec), Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e o Brasil. A entidade coopera com organizações de mulheres rurais, jovens, cooperativas e empresas agrícolas. Atualmente, existem 12 agri-agências participantes na AgriCord, sendo que o Cresol Instituto (Infocos AA) é a primeira na América Latina.

Fonte: Comunicação e Marketing/Sistema Cresol Baser – Foto: Divulgação/Cresol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *