Londrina sedia 5ª edição da Construtech Week com painel de BIM

Evento será presencial nos dias 24 e 25 de outubro em Londrina, mas é possível participar de forma virtual

Acontece nesta terça (24) e quarta-feira (25), a 5ª edição da Construtech Week em Londrina, cujo tema é “uma nova era para a construção civil. Inovação e tecnologia em ação”. Principal evento de inovação na construção civil no norte do Paraná, o evento, que conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), por meio de um stand, é voltado para empresários, estudantes, acadêmicos, profissionais da área e pessoas interessadas em inovação.

Serão dois dias com uma programação multidisciplinar e disruptiva, além de exposição startups, palestras, painéis e espaço para networking. As inscrições são gratuitas e podem ser confirmadas no site: https://www.icon.org.br/. As vagas são limitadas.

“Londrina se desenvolveu um ambiente de inovação notável nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Sem dúvida, as iniciativas promovidas pelo Crea-PR em conjunto com as Associações Profissionais, por meio dos Editais de Chamamento, desempenham um papel fundamental no estímulo para surgimento e desenvolvimento de ideias inovadoras no setor. Convido a todos a visitarem o estande do Crea-PR na Construtech Week 2023 e explorarem essas oportunidades”, destaca o Gerente da Regional Londrina do Crea-PR, Engenheiro Eletricista Edgar Tsuzuki.

Para o presidente do Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina) e conselheiro do Crea-PR, Engenheiro Eletricista Brazil Versoza, a expectativa é de atender um público de 500 a 600 pessoas por dia, presencialmente, e na visualização híbrida, mais 500 pessoas. “Lógico que o Crea-PR é um fomentador (do evento) porque o objetivo realmente é ajudar na formação das pessoas trazendo assuntos atuais, modernos, que são relevantes para a construção civil, novas tecnologias. Falando bastante também sobre a transformação sustentável e rentável das cadeias mais importantes da construção civil”, afirma.

Painel discute aplicação de BIM em empreendimentos

Entre as mais diversas temáticas da área da construção civil, um dos destaques é o ciclo de palestras do Ceal na noite de terça, a partir das 18h, que aborda o uso de BIM (Building Information Modeling, em tradução livre, Modelagem da Informação da Construção), tendência que está sendo difundida e está se consolidando no mercado de trabalho.

“O BIM é uma tecnologia para elaboração de projetos que já é bem assimilada por muitos profissionais”, destaca Versoza. “É um avanço na concepção de projetos e produtos. Com o BIM, o projeto deixa de apresentar somente a forma e dimensões da obra. Com o BIM conseguimos aplicar ao modelo outras dimensões como custo dos materiais empregados, cronograma de obra, longevidade do produto, plano para realizações de manutenção, características construtivas de cada material que é utilizado em uma obra, até orientações de demolição dessa obra. Comparado ao sistema tradicional de projeto, o BIM agrega muito mais informações para execução, operação e manutenção da edificação”.

“Uma maneira para explicar (o BIM) aos leigos na área de Engenharia é que com o BIM construímos digitalmente a obra antes de construí-la fisicamente. Elaboramos um protótipo virtual tridimensional onde conseguimos checar previamente todas as interferências dos sistemas prediais (Instalações elétricas, hidrossanitárias, incêndio, HVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) com a estrutura e formas arquitetônicas, evitando assim todas interferências que uma instalação possa causar nas demais e as surpresas indesejáveis que decorrem dessas inconformidades. O BIM veio ajudar sobremaneira na compatibilização de projetos”, descreve o presidente do Ceal.

“No Building Information Modeling, o ‘I’ do BIM, é o grande segredo do sucesso dessa nova forma de projetar. Com a informação dentro do modelo podemos compatibilizar o projeto, planejar a andamento da obra, orçar seus custos, planejar a operação e manutenção, entre outras funcionalidades que provavelmente ainda aparecerão. É um caminho sem volta e que vai aumentar a qualidade dos nossos produtos. Para quem acha hoje que o BIM é apenas uma das opções de se projetar, posso garantir, pelos benefícios que essa opção nos traz, que em breve essa será a única forma que os profissionais estarão utilizando para elaborar seus projetos”, pontua.

“Só para se ter uma ideia, estou no mercado de projeto há 40 anos. Nesse período, trabalhei 12 anos na prancheta desenhando os projetos manualmente. Entramos na era digital de projetos através de ferramentas de CAD permanecendo nesse processo até os dias atuais. Nos últimos 7 anos começamos também a projetar para alguns clientes dentro da Plataforma BIM. Atualmente 60% dos nossos projetos são elaborados em BIM. Sentimos que a tendência é a cada ano esse percentual aumente. A expectativa é que nos próximos três anos,100% dos nossos projetos sejam elaborados em BIM”, finaliza Versoza.

Serviço:
5ª Construtech Week
24 e 25 de outubro de 2023
Centro de eventos do Aurora Shopping
(Av. Ayrton Senna da Silva, 400 Gleba Fazenda Palhano, Londrina – PR)

Inscrições pelo site https://www.sympla.com.br/evento/construtech-week-2023/2100059?referrer=www.icon.org.br

Mais informações em https://www.icon.org.br/

Fonte: Ascom Apucarana/Crea-PR –
Imagem: Divulgação.