Maringá apresenta o retentor de impurezas de águas pluviais

Maringá apresenta o retentor de impurezas de águas pluviaisNa última sexta-feira (4), a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Maringá, apresentou o modelo definitivo do projeto Retentor de Impurezas de Águas Pluviais (Riap). A apresentação ocorreu na Avenida São Paulo, em frente ao Parque do Ingá, local onde já estava instalado um dos retentores para teste.

Maringá apresenta o retentor de impurezas de águas pluviaisO Riap é um equipamento coletor, idealizado pela estagiária e pós-graduanda em Gestão Ambiental, Marilda Cristina Scarsi, em formato diagonal, anexado às galerias pluviais, trazendo mais agilidade às limpezas, menos entupimentos nas galerias e inicialmente será implantado em algumas regiões de Maringá. No momento, alguns retentores já foram instalados na região central da cidade, próximo ao Parque do Ingá. O objetivo é implantar o retentor de impurezas em toda a cidade.

O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, reforçou que, além das políticas públicas que a gestão proporciona, é preciso conscientizar a população para os cuidados com a questão ambiental. “O rio começa no bueiro. Além dos retentores, todos precisam ajudar a não fazer o descarte incorreto de lixo. Somos a melhor cidade para se viver e isso só se faz junto de toda a população”.

No evento, o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Cardozo, destacou a importância de ter uma gestão que investe no bem-estar ambiental junto da população. “Graças aos gestores da melhor cidade para se viver hoje, Ulisses Maia e Edson Scabora, que estamos tendo a oportunidade de planejar soluções para preservar o meio ambiente”.

A superintendente da Secretaria de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes, explica que foram feitos estudos para tentar buscar formas inteligentes de solucionar problemas ambientais causados pela ação urbana da cidade. “Desenvolvemos um projeto que se encaixa nas necessidades de Maringá, que é uma cidade muito arborizada e, devido aos resíduos, geralmente leva a alagamentos”.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento, além do secretário de Infraestrutura e o vice-prefeito, a superintendente da Infraestrutura, Maria Lígia Guedes; o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli; o secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais, Fausto Herradon; o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli; a coordenadora do Procon, Patrícia Parra; a secretária do Compliance e Controle, Camila Faccin; a secretária de Obras Públicas, Érica Magalhães; o vereador Sidnei Telles, representando a Câmara Municipal de Maringá; a vereadora Ana Lúcia Rodrigues; o vereador Paulo Biazon e o vereador Flávio Mantovani.

Maringá apresenta o retentor de impurezas de águas pluviaisFonte: João Renato Vilela/Siacom – Fotos: Aldemir de Moraes.