Maringá conta com 30 pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes

Maringá conta com 30 pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes Maringá conta com 30 pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes
Semma disponibilizou 30 pontos para descarte de lâmpadas fluorescentes em Maringá
Maringá conta com 30 pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes Maringá conta com 30 pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes
Coletor de lâmpadas da Reciclus
A Prefeitura de Maringá por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal disponibilizou 30 pontos para descarte de lâmpadas fluorescentes para que a destinação do material seja realizada de forma correta. São pontos nos supermercados das redes Cidade Canção, Condor e Muffato, na loja Fios e Cia Materiais Elétricos e no Depósito Areião. Em 2020, 64.157 unidades foram recolhidas no município. Este ano, já foram coletadas 31.794 unidades inservíveis.

A ação tem parceria com a Reciclus, associação que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas fluorescentes. Estes itens, quando não têm mais serventia, devem ser destinados a um desses pontos de coleta. O cuidado se justifica pela presença de mercúrio na composição das lâmpadas. A exposição ao mercúrio está associada a diversos distúrbios neurológicos que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, por isso a importância do descarte correto.

Com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa, o município assinou em 2018 o convênio com a Reciclus para aumento de pontos de coleta destinados exclusivamente à população, resultante do uso domiciliar. De 2018 até o momento quase 250 mil lâmpadas deixaram de ser aterradas ou descartadas incorretamente. O material é encaminhado para descontaminação, o que garante o reaproveitamento de 95% das lâmpadas e o retorno do vidro, do alumínio e do mercúrio de volta ao mercado.

Confira os endereços dos pontos.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Fotos: Divulgação.