Maringá divulga programação do Dia Mundial do Ciclista

Maringá divulga programação do Dia Mundial do CiclistaA Prefeitura de Maringá realizará amanhã (14) uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial do Ciclista. A data é comemorada no dia 15 de abril. Mas, como será feriado de Sexta-Feira Santa, as ações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) serão no dia anterior. Confira a agenda abaixo.

Maringá divulga programação do Dia Mundial do CiclistaEstão previstas a entrega de braçadeiras refletivas para os ciclistas, um curso para os ciclistas na praça Raposo Tavares, simulação de acidentes para orientar e prevenir, podas de árvores nas ciclovias, entre outras ações. O gerente de Educação de Trânsito da Semob, Rafael Martins, informa que caso chova nos horários, as atividades serão transferidas para o Terminal Urbano.

Maringá divulga programação do Dia Mundial do CiclistaDEBATE – A gestão Ulisses Maia tem foco na bicicleta como modal de transporte. Por isso, é um dos temas importantes debatidos no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) que está em andamento e será entregue no começo do segundo semestre.

Maringá divulga programação do Dia Mundial do CiclistaO objetivo é a melhora de vida da população com readequação da paisagem urbana, a redução do tráfego de automóveis, desenvolvimento do transporte público, estimulo à locomoção a pé ou com bicicleta.  Essas ações combinadas resultam em redução de acidentes e da poluição, entre outras melhorias para Maringá, que já é a melhor cidade do Brasil para viver.

Maringá divulga programação do Dia Mundial do CiclistaAMPLIAÇÃO – Pedalar em Maringá é uma relação de esporte, lazer, saúde, trabalho e mobilidade. A gestão Ulisses Maia amplia a malha de ciclovias. Atualmente são 41 quilômetros de vias, com planejamento para chegar a 57 kms até final do próximo ano.

Maringá divulga programação do Dia Mundial do Ciclista“Também estão no planejamento da gestão fazer manutenções e reformas nas ciclovias existentes”, comenta o secretário da Semob, Gilberto Purpur (foto).

Maringá divulga programação do Dia Mundial do CiclistaPARCEIROS – Além da Semob, participam do Dia Mundial do Ciclista a Polícia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT, Hoftalmar, 15ª Regional de Saúde, Uningá, Maringá FM, Detran, Polícia Militar, Samu, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Programação – Quinta-feira (14) Dia Mundial do Ciclista:
• 7h40 – entrega de braçadeiras nas ciclovias da esquina das avenidas Horácio Raccanello Filho com a Pedro Taques;
• 9h – curso para ciclistas na praça Raposo Tavares;
• 9h30 – simulação de acidente na praça Raposo Tavares;
• 10h –  abordagens preventivas a motoristas e motociclistas na Praça Raposo Tavares;
• 14h – poda de árvore na ciclovia avenida Cerro Azul.
• Confira o site do PlanMob

Fonte: Andye Iore/Secom.
Fotos: Mileny Melo e Aldemir de Moraes/PMM.