A Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da Prefeitura de Maringá realizou na terça-feira (12), a Primeira Etapa do Circuito Metropolitano de Cicloturismo. Evento contou com 400 ciclistas que pedalaram por estradas rurais entre Maringá e Ivatuba.
No caminho, os participantes passaram pela Igreja da antiga Placa Marilá, no município de Paiçandu, a primeira igreja construída em alvenaria na região. Chegou a ficar deteriorada, mas a fé uniu os moradores que reformaram a igreja, que recebe missas no quarto domingo de cada mês.
Outro ponto do percurso foi a barraquinha de autosserviço que vende produtos dos sitiantes locais. A iniciativa partiu dos proprietários do Sítio São Francisco que, aliás, serve café rural e tem área para camping e piqueniques. Fica na estrada da Serrinha, no município de Doutor Camargo. A barraca não tem atendentes e confia na honestidade da clientela, formada principalmente por ciclistas e motociclistas que trafegam pela região. Nas prateleiras, mel, pimenta, geleias e outros produtos frescos.
A primeira parte do trajeto teve 21 quilômetros até Água Boa, onde foram entregues as medalhas para quem não seguiu até o final. O trajeto completo teve 52 km com encerramento nas margens do rio Ivaí, em Ivatuba. “Foi um sucesso. Estreamos da melhor maneira com tudo certo no percurso”, avaliou o secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais, Fausto Herradon, que acompanhou o circuito.
O evento teve organização detalhada com sinalização nas estradas e todo apoio necessário para os ciclistas. Havia dez paradas com água, suco, frutas, manutenção mecânica, assistência médica, entre outros. Até o retorno de ônibus foi disponibilizado para quem não quisesse encarar a estrada novamente para voltar.
Toda a estrutura numa parceria com prefeituras da região. Participaram dessa primeira etapa Maringá, Paiçandu, Água Boa, Doutor Camargo e Ivatuba. “Já temos projeto para sete etapas no circuito. As próximas terão cidades diferentes para os participantes conhecerem todas opções turísticas na nossa região”, comentou o prefeito em exercício, Edson Scabora.
ECONOMIA – Pontos turísticos rurais que já são conhecidos dos diversos grupos de ciclistas que pedalam pela região nos finais de semana fizeram parte do trajeto. Como igrejas, chácaras e fazendas de turismo rural e com economia solidária. Assim é o Sítio São Francisco, entre Paiçandu e Água Boa, com uma loja que vende produtos feitos no local no estilo self-service e sem atendentes. Os ciclistas pegaram café, doces e salgados e deixaram o pagamento que acharam justo.
A Primeira Etapa do Circuito Metropolitano de Cicloturismo foi organizado pela Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da Prefeitura de Maringá e pelo Provopar. Também participaram prefeitos das cidades dos trajetos, as secretarias maringaenses de Mobilidade Urbana, de Esportes e Lazer, de Infraestrutura, de Fazenda, Turismo, a Guarda Municipal, entre outras. O evento contou com apoio das polícias Militar, Ambiental, Rodoviária e da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), entre outros.
Fonte: Andye Iore/Siacom – Fotos: Aldemir de Moraes/PMM.