A Prefeitura de Maringá reforça as medidas de segurança nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas. A partir desta segunda-feira (24), as 116 unidades escolares da rede municipal contam com seguranças particulares. A iniciativa faz parte do protocolo de segurança atualizado e que já está em funcionamento desde a semana passada nas instituições de ensino.
Os seguranças particulares participaram de treinamento e capacitação para atuação nas unidades escolares. Os agentes vão atuar durante todo o período de aula para reforçar a segurança dos alunos, profissionais da educação e comunidade escolar. Nesta segunda-feira (24), a Secretaria de Educação (Seduc) se reunirá com a comissão de diretores escolares para discussão das próximas medidas de segurança a serem adotadas nas unidades. O diálogo e o trabalho em conjunto permitem maior reflexão sobre a realidade de cada unidade da rede e garante ainda mais efetividade para as medidas.
Na quinta-feira (20), a ′Operação Segurança nas Escolas′ reuniu equipes da Guarda Civil Municipal e das polícias Militar e Civil (foto), para segurança da comunidade escolar. A ação de proteção das forças de segurança segue de forma contínua. A gestão municipal também adotou outras medidas na rede municipal. Confira:.
- Linha direta e exclusiva para as unidades entrarem em contato com o Centro de Controle Integrado (CCI), que conta com equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar;
- Atualização de protocolo sobre acionamento do botão do pânico, já instalado na rede municipal;
- Reforço das rondas nas unidades pela Guarda Civil Municipal;
- Solicitação do apoio da Polícia Militar para patrulhamento no entorno das escolas e Cmeis;
- Ampliação de rede de apoio especializada na Secretaria de Educação para atendimento das crianças;
- Instalação de interfones com câmeras de vídeo;
- Processo em andamento para compra de câmeras de segurança para as unidades.
“Já temos um protocolo implantado na rede municipal e com mais essa ação reforçamos nossas medidas para garantir que toda a comunidade escolar possa sentir-se acolhida e segura com ambientes tranquilos para o processo de ensino-aprendizagem”, destaca a secretária de Educação, Nayara Caruzzo.
As ações são desenvolvidas de forma integrada, entre as secretarias de Segurança e Educação. Em caso de dúvidas, a comunidade deve entrar em contato com a Seduc pelo telefone (44) 3221-6900 ou com a Guarda Civil Municipal, pelo 153.
Fonte: Murillo Saldanha / Secom.
Fotos: Rafael Macri / PMM.