Clareza de propósito, antecipação das tendências e desenvolvimento de certas habilidades estão entre os tópicos abordados pelos executivos
Você já se perguntou o que é preciso para atingir êxito em um empreendimento próprio? Seja por necessidade ou oportunidade, a verdade é que o Brasil é um país rico em iniciativas empreendedoras criativas. Segundo informações divulgadas pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), existem ao menos 42 milhões de brasileiros autônomos, sendo que esse índice tende a dobrar nos próximos três anos. Por outro lado, estudos do IBGE indicam um curto período de vida das empresas, que varia de quatro a cinco anos.
Diante dessa realidade, vemos que a criatividade e a resiliência são os combustíveis necessários para tirar as ideias do papel, mas que para chegar a um nível de sucesso sustentável a longo prazo é preciso ir além. Desde a ideação a experiência do cliente e a gestão financeira é fundamental desenvolver uma estratégia e um planejamento. Afinal, cada detalhe dessa jornada irá determinar o tempo de sobrevivência do negócio. Com a proximidade do Dia do Empreendedor (05/10), executivos resolveram compartilhar as suas principais dicas para garantir uma trajetória próspera. Confira abaixo:
Para Tiago Monteiro, fundador e CEO Global da PTC Group, multinacional que conecta talentos de Engenharia e Tecnologia aos desafios de seus clientes, o segredo primordial para um empreendimento bem sucedido é a clareza de propósito. “Quando fundei a PTC em 2006, em Oliveira de Azeméis, uma pequena cidade em Portugal, o caminho foi cheio de obstáculos. No entanto, o que nos manteve no rumo certo para ganhar o mundo foi a mentalidade de ser mais do que uma simples empresa de Engenharia e Tecnologia. Nós queríamos transformar indústrias, melhorar os processos do setor e impactar vidas”, afirma. Já para quem atua nesse mesmo segmento, o executivo revela a importância de um constante olhar inovador, profundo conhecimento de mercado e uma equipe comprometida. “Esteja focado em entender as reais necessidades dos consumidores e atento para antecipar as tendências. Não deixe de investir em inovação, mas sem deixar de ter os melhores colaboradores ao seu lado”, pontua.
Já para Marcos Eduardo Schutz, fundador e CEO da VendaComChat, rede de franquias home based, especializada nos serviços de automação do Whatsapp, o segredo é combinar alguns conhecimentos com habilidades. “É preciso ter conhecimento do mercado em que vai atuar, ser ágil e adaptável para ajustar as estratégias quando precisar. Desenvolver um plano de negócios sólido, com objetivos claros e metas desafiadoras, mas atingíveis é fundamental e não menos importante, é ter uma gestão financeira eficiente para manter a saúde da empresa em dia. Vale lembrar que o caminho do empreendedorismo é cheio de desafios e obstáculos, por isso, a capacidade de se levantar após uma falha, aprender com os erros e persistir é uma das qualidades mais importantes para o sucesso”, afirma. Pensando em quem deseja empreender no mercado de franquias com o modelo de automação para WhatsApp, Marcos aconselha: “É essencial entender o mercado, ter um produto que atenda às demandas específicas dos clientes finais e as necessidades dos franqueados. Além disso, a resiliência e o foco no crescimento sustentável, são fundamentais para superar os obstáculos iniciais”, finaliza.
Felipe Otoni, fundador e CEO da SegSmart, empresa que visa otimizar os processos de venda de produtos e serviços pela internet, é ter visão para enxergar, antes de todo mundo, demandas, necessidades e produtos, além de estar sempre pronto para resolver problemas. “As maiores plataformas, as tecnologias de sucesso e as melhores empresas nasceram de uma grande solução de problemas, por isso, é crucial procurar sempre resolver as necessidades dos clientes”, explica. Agora, para superar os desafios iniciais do empreendedorismo, o executivo acredita que o truque é sempre estar ao lado de pessoas ‘maiores’ que você. “Investir em networking é importante para sempre estar junto aos maiores nomes do mercado e assim, ter direcionamento, além de percepção sobre a visão do grande empreendedor, de pessoas que tiveram grandes resultados”, esclarece.
Para Guilherme Mauri, sócio-fundador e CEO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, não existe um segredo único para o sucesso e sim algumas características que são fundamentais. “A resiliência é um atributo crucial porque tempos difíceis são inevitáveis. Haverá dias em que o caixa não fecha ou em que escolhas difíceis terão que ser feitas e o empreendedor precisa acreditar profundamente no seu sonho para seguir em frente. Além disso, é vital se cercar de pessoas boas. O empreendedorismo pode ser solitário, então construir uma rede de contatos forte e confiável ajuda a trazer as competências que ele não domina. Saber delegar e contar com pessoas especialistas em áreas que não são seu forte é essencial”, comenta. Segundo Mauri, no setor do varejo, o segredo está em colocar as pessoas no centro de tudo. “Isso significa empoderar o cliente, criar uma experiência que priorize as necessidades dele, oferecendo produtos e serviços que realmente façam sentido para sua vida. Não é sobre o que a empresa quer vender, mas sim sobre o que o cliente precisa. E na área de franquias, o foco é o mesmo: empoderar o franqueado, transformá-lo em um executivo de êxito, fornecendo todo o suporte necessário para que ele cresça e prospere. Além disso, cuidar dos seus funcionários, promover um ambiente de trabalho que permita que eles sejam suas melhores versões. Se o seu time está feliz e bem treinado, o trabalho será bem feito e a roda vai girar! A chave é sempre pensar nas pessoas primeiro lugar”, finaliza.
Para o fundador e CEO do Emagrecentro, Dr. Edson Ramuth, referência em emagrecimento e estética corporal, nada vem fácil, tudo depende de trabalho árduo. Segundo ele, a virada de chave é combinar resiliência e persistência com visão estratégica e inovação, permite identificar oportunidades de mercado, entender as necessidades do público-alvo e oferecer soluções diferenciadas, “Ser criativo e trazer novidades a cada ano é essencial. Costumo dizer que, mesmo que tenhamos uma empresa com décadas de história, é fundamental se renovar constantemente. É importante conhecer bem o mercado do seu segmento e ter diferenciais em relação à concorrência. Especialmente no início, para enfrentar os obstáculos iniciais, é importante não desanimar e manter o foco no seu negócio. Existe uma palavra hebraica, bitahon (pronuncia-se ‘bitarron’), que é da filosofia judaica e significa a força interna que temos para superar obstáculos. É aquele impulso poderoso que sentimos quando enfrentamos um desafio que parece muito difícil e intransponível, mas que, no final, conseguimos vencer”, explica.
Já para Luis Fernando Carvalho, fundador da Homenz, rede de clínicas especializada em saúde e estética masculina, acredita que o segredo para o sucesso no empreendedorismo é sonhar grande, começar pequeno e fazer as coisas certas desde o início. “É importante reconhecer o que você não sabe e buscar ajuda quando necessário. A vitória exige dedicação total e sacrifícios pessoais, além de uma crença firme no longo prazo que mantém a resiliência frente às falhas”, explica. Ele ressalta a importância no setor da estética masculina, oferecer um serviço que compreenda as necessidades do público e manter parcerias estratégicas. “Superar disputas iniciais requer uma mentalidade forte, adaptação e flexibilidade. É essencial equilibrar desafios profissionais com a saúde mental, reconhecer limites e buscar apoio quando necessário. Com dedicação e equilíbrio, a recompensa vem com o tempo”, afirma.
Vanessa Vilela, CEO da Kapeh Cosméticos & Cafeteria, rede 2 em 1, uma cafeteria especializada e loja de cosméticos inovadores à base de café, crê que a chave para alcançar êxito nos negócios envolve vários fatores, como diferencial, inovação e marketing, mas a persistência é indispensável, “É necessário persistir até que o empreendimento decole, ajustando a rota diante dos desafios com foco e determinação. No setor em que atua, competir com gigantes exige um produto totalmente inovador e único, essencial para conquistar espaço nos maiores mercados”. Ela enfatiza que para quem começa do zero desistir não é uma opção. “Buscar conhecimento, qualificação e mentoria, e ter uma base sólida para enfrentar as dificuldades ao longo da evolução da empresa”, relata.
Paula Faria, CEO da Sua Hora Unha, rede de cuidados com as unhas, mãos e pés, revela que para alcançar o sucesso, não pode faltar a combinação de três pilares: visão, resiliência e inovação. “Saber onde você quer chegar é essencial, porém, é preciso ser firme para lidar com os altos e baixos do caminho. O mercado está em constante mudança e quem não se adapta acaba ficando para trás, por isso, inovar é tão importante”, explica. A empresária ressalta que para se destacar no setor de franquias, o segredo está em criar um modelo de negócio que seja replicável, acessível e que ofereça suporte contínuo aos franqueados. “A confiança mútua entre a franqueadora e seus franqueados é um fator crítico. Além disso, garantir a padronização da qualidade do serviço ou produto, independentemente da localização, é fundamental para manter a consistência da marca e a satisfação do cliente”, aconselha.
O CEO da CredFácil, franquia especializada em serviços financeiros e seguros, André Oliveira, conta que para ter êxito no seu negócio é preciso construir uma rede de apoio sólida e buscar constantemente o aprimoramento para alcançar resultados sustentáveis. “Quando falamos de franchising e de soluções financeiras, o segredo para dar certo está em oferecer um valor agregado real aos clientes e estar sempre atualizado com as tendências do mercado”, aponta. O empreendedor aconselha para os desafios uma abordagem estratégica e uma mentalidade resiliente. “Buscar orientação de mentores e especialistas, além de manter uma boa gestão financeira desde o início, pode ajudar a superar os obstáculos iniciais com mais eficiência”, orienta.
Por sua vez, Tiago Machado, fundador e CEO do Club M Brasil, private business club, aposta na geração de valor. “Em cada empreendimento que me envolvo faço uma análise para entender se aquele produto ou serviço realmente vai fazer a diferença na vida de alguma pessoa e reflito em como posso agregar ainda mais valor ao cliente final a partir do meu negócio. Já tem alguém fazendo o que eu quero fazer? De que forma isso está sendo feito hoje? Como posso melhorar? Essas são algumas questões que me ajudam antes de iniciar qualquer projeto. Essa mentalidade não te dá nenhuma garantia, mas traz clareza para trilhar um caminho de sucesso”, pontua.
Enquanto para Thariel Manteiga, CEO da Prohouse, rede especializada em colchões, é necessário persistência, criatividade e pé no chão para ter êxito com sua empresa. “Escolha bem as pessoas que te apoiam e sempre ouça os clientes, entenda o que eles buscam sendo flexível na medida do possível e não se apegue aos padrões do passado”, indica. Além disso, para vencer é importante ter inspiração. “Colha-as em outros segmentos, alinhando com a realidade do que pode funcionar no setor em que atua”, propõe.
Já Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, rede vegana de cosméticos, revela que para alcançar a prosperidade e consolidação, é fundamental não ter medo de correr riscos calculados, já que as maiores oportunidades, muitas vezes, surgem em cenários de incerteza. “A confiança nas próprias decisões e na visão do negócio também é essencial para superar os desafios que surgem no caminho. Além disso, a paciência é uma aliada poderosa, pois o crescimento sustentável demanda tempo e resiliência”, comenta. Espinheira conta que cuidar da mente também é importante. “Você precisa garantir clareza mental e bem-estar emocional para enfrentar pressões. E, por fim, exercer uma liderança eficaz é indispensável para inspirar e guiar equipes rumo ao sucesso coletivo”, recomenda.
Para a Dra. Mirelle José Ruivo, CEO da Mulherez, a persistência é uma peça única em um mundo onde as barreiras são inúmeras. A jornada de empreender exige não apenas determinação, mas também a coragem de enfrentar os obstáculos com resiliência. “Investir em estudos constantes e formar parcerias com pessoas que compartilham de sua visão pode ser decisivo na superação de obstáculos. O conhecimento é uma ferramenta poderosa que, quando aliada a uma rede de apoio, potencializa suas chances de sucesso”, comenta. Além disso, para ela, buscar orientações de pessoas que já enfrentaram e superaram dificuldades semelhantes pode fazer toda a diferença. “Aprender com a experiência dos melhores não só oferece novas perspectivas, mas também inspira confiança em momentos de incerteza. Junte-se a essas pessoas, aprenda com elas e transforme desafios em oportunidades”, orienta.
Fonte: Samara Perez/Markable Comunicação.
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