Plano de Manejo do Parque do Ingá é aberto para consulta pública

Equipes técnicas propuseram ações de recuperação e melhoria da qualidade ambiental do Parque do Ingá
O Plano de Manejo é o documento que determinará todas as ações ambientais para os próximos 5 anos

O Plano de Manejo do Parque do Ingá entra na fase de consulta pública, seguindo ritual burocrático para ser oficializado como documento de referência em intervenção na unidade de conservação. Nesta etapa, o plano está aberto a avaliações do cidadão, que pode sugerir, opinar, recomendar, comentar. Ou seja: o documento está aberto às considerações no link http://www2.maringa.pr.gov.br/conferencia/?cod=plano-de-manejo-do-parque-do-inga.

O Plano de Manejo é o documento que determinará todas as ações ambientais realizadas no Parque do Ingá pelos próximos 5 anos, e foi elaborado pelas instituições de ensino superior de Maringá, Uningá, Unicesumar e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A partir dos estudos realizados, as equipes técnicas propuseram ações de recuperação e melhoria da qualidade ambiental do Parque, envolvendo desde orientações de educação ambiental, controle de serviços e produtos no interior do parque, manejo da fauna e da flora entre outros.

No Parque do Ingá o plano de manejo tem o objetivo de alinhar a função de Parque Municipal que contempla tanto melhorias e recuperação do impacto da urbanização sobre a área, quanto da melhoria do turismo e dos objetivos prioritários de Educação Ambiental do Parque.

Quanto ao nível do lago do parque, o plano sinaliza os possíveis eventos que levaram ao rebaixamento do lago, e recomenda estabelecer projetos específicos que permitam a alimentação dos lençóis superficiais que estão ligados aos pontos de afloramento de água dentro do Parque do Ingá.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Fotos: Tiago Barella.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *