PLANO DIRETOR: Ipplam promove reuniões para ouvir população

 

Você tem alguma sugestão de melhoria para seu bairro, sua comunidade? Entende ser necessário investimentos em infraestrutura e serviços?  Então, aproveite a oportunidade e se manifeste durante reuniões organizadas pela Prefeitura de Maringá para ouvir você. De 26 a 30 serão realizadas cinco reuniões em pontos estratégicos da cidade para ouvir você. Sua opinião é fundamental para elaboração do Plano Diretor, que está em fase de revisão. Datas, locais e abrangência no site da prefeitura:

http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=f8e3e4519255f8&id=35300.

O plano diretor é um instrumento de organização do espaço urbano. Ou seja: o documento estabelece normas para ocupação e uso da propriedade, numa perspectiva de segurança, bem-estar e equilíbrio ambiental. As decisões contidas no plano diretor, elaborado com a ajuda do cidadão, são fundamentais para planejar o desenvolvimento da cidade nos aspectos social, econômico e imobiliário. Então, sua participação é indispensável.

Exemplo de como uma decisão inserida no plano diretor pode impactar na vida do cidadão: você mora num bairro onde não se permite a construção de prédios. Então, é uma região mais tranquila, com trânsito menos intenso. O plano diretor, depois de debates com a comunidade, passa a entender que nesse bairro serão permitidos edifícios. Isso muda a ocupação do bairro e você pode não gostar disso – ou defender que prédios são importantes.

As reuniões, chamadas tecnicamente de audiências públicas, são organizadas por regiões (cinco), reunindo bairros de determinada área geográfica. Isso não exclui a participação de moradores que residam em outros bairros. Os distritos de Iguatemi e Floriano também serão contemplados com reuniões, oportunizando aos moradores se manifestarem.  O trabalho é coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá (Ipplam).

Fonte: Diretoria de Comunicação/PMM – Foto: Divulgação/PMM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *