Agentes de trânsito concluem atualização profissional

 

Cerca de 80 agentes de trânsito concluíram na sexta, 23/8, o curso de atualização profissional, objetivando o aperfeiçoamento e melhor atendimento à comunidade. A formação de 60 horas-aula contou com matérias de legislação, fiscalização e psicologia aplicada.

“A qualificação ajuda a aperfeiçoar a relação agente de trânsito-cidadão numa perspectiva de convivência pacífica, de evolução na forma de abordagem, de aplicação da legislação”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

Além atualização de legislação, em constante alteração, a capacitação requalificou os servidores quanto à ética profissional e administração de conflitos. Para não prejudicar os serviços, a formação foi dividida em duas turmas, uma de manhã e outra de tarde, na 2ª Escola de Formação e Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep).

O curso, ministrado pelo especialista em direito de trânsito, Paulo Kanaan, tem quase o dobro de horas-aula, estabelecidas pela portaria 94/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ainda segundo a normativa, a capacitação deve ser realizada a cada três anos e ministrada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito ou por eles credenciados.

Integram as disciplinas Legislação de Trânsito Aplicada: atualizações normativas pertinentes a área da fiscalização. Ética e Cidadania: ética profissional e cidadania e trânsito. Operação e Fiscalização de Trânsito: atualizações, técnicas de abordagem, operação, fiscalização, integração com a engenharia de tráfego. Psicologia Aplicada: conceitos e definições, comunicação interpessoal, administração de conflitos, diferenças individuais e assertividade.

O agente de trânsito atua na orientação, fiscalização e controle do trânsito e transporte. Ao assumir o cargo, passa por formação com mais de 300 horas.

Fonte: Diretoria de Comunicação/PMM – Foto: Aldemir de Moraes/PMM

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *