Prefeitura de Maringá faz testes para reduzir emissão de gases poluentes

Prefeitura de Maringá faz testes para reduzir emissão de gases poluentes
Testes com o equipamento, chamado de EcoTorque, serão realizados em três caminhões da coleta seletiva

A Prefeitura de Maringá impulsiona o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inicia testes com uma tecnologia que pode reduzir o consumo de óleo diesel e a emissão de gases poluentes dos veículos da frota. Os testes são resultado do Maringá Pitch, um Edital de Inovação que incentiva a inovação e parcerias com empreendedores para a resolução de desafios da gestão municipal.

O equipamento, chamado EcoTorque, será testado em três caminhões da coleta seletiva. Nesta quinta-feira (2/6), as equipes vão finalizar a instalação em um dos veículos que receberão os testes. Após dois meses, os resultados serão apresentados e a comissão montada pelo município analisará os dados.

A tecnologia foi desenvolvida pela startup maringaense LZ Energia, selecionada por meio do edital de inovação da Prefeitura. Segundo Franco Leonardi, sócio fundador da empresa, o equipamento acelera a combustão e aumenta a performance do motor, o que reduz o gasto de combustível e proporciona um impacto ambiental menor. Com isso, também pode otimizar os custos.

Para Leonardi, os editais de inovação, como o Maringá Pitch, são essenciais para empresas de tecnologia, principalmente nos primeiros anos de atuação. “Os editais proporcionam crescimento acelerado e auxiliam as startups a desenvolverem e colocarem produtos novos no mercado”, diz.

No caso do chamamento público, não há remuneração aos selecionados. O objetivo do edital é fomentar iniciativas inovadoras, certificar a capacidade tecnológica das empresas, proporcionar facilidades ao cidadão e melhorar os serviços públicos.

Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Rafael Macri.