Prefeitura de Maringá realiza audiências públicas do Plano Diretor e do PlanMob

É Maringá sendo planejada pelos Planos que são convergentes

A Prefeitura de Maringá amplia as ações de transparência e participação popular na gestão. Há duas audiências públicas agendadas para breve. Os primeiros encontros serão realizados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) abordando o Plano Diretor (PD). As reuniões serão nos dias 3, 4, 5 e 11 de maio.

Depois, nos dias 12 e 26, haverá audiências do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), feitas pela empresa Cidade Viva, vencedora da licitação, com acompanhamento da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). São nove audiências ocorrendo em locais e horários diferentes, incluindo os distritos de Floriano e Iguatemi.

O Plano Diretor chega em sua terceira etapa abordando “Diretrizes e Proposições para uma Cidade Sustentável”. A Prefeitura debate com a comunidade, recebe sugestões, faz apresentações para diferentes segmentos da sociedade e do serviço público. São abordados o crescimento da cidade, criação de loteamentos, construção de prédios e moradias, entre outros.

A revisão do Plano Diretor deve acontecer a cada dez anos. A Prefeitura de Maringá já elaborou um documento com mais de mil páginas, resultado das sugestões e audiências feitas até o momento. Será base para o desenvolvimento da cidade na próxima década e fundamental para ratificar Maringá como a melhor cidade para se viver no Brasil.

Maringá avança na mobilidade ampliando ciclovias

TRANSPORTE – Já o Plano de Mobilidade Urbana caminha para a fase final e será entregue para a prefeitura no começo do segundo semestre. Os dois planos são convergentes, abordando mesmos aspectos em alguns segmentos. Essa convergência colabora para definir políticas e projetos mais eficientes na aplicação. O PlanMob aborda todos pontos da mobilidade, incluindo pedestres, bicicletas, automóveis, transporte público, entre outros.

– Arquiteta Bruna Barroca: Ipplam trabalha na organização de Maringá

Confira a agenda das audiências públicas:   

  • 3 de maio, às 18h30 – Audiência do Plano Diretor, na Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz, rua Otávio Periotto, 166, no Centro;
    • 4 de maio, às 18h30 – na Escola Municipal Gabriel Sampaio, Rua Barão do Tibagi, 369, no Conjunto Léa Leal;
    • 4 de maio, às 18h30 – na Casa da Cultura Alcídio Regini, na avenida Sophia Rasgulaeff, 693, no Jardim Alvorada;
    • 5 de maio, às 18h30 – na Escola Municipal Pioneira Jesuína de Jesus Freitas, rua Flausina Francisca de Souza, 290, na Vila Izabel;
    • 5 de maio, às 18h30 – na Escola Municipal Padre Pedro Ryo Tanaka, avenida Cerro Azul, 2108, no Jardim Novo Horizonte;
    • 11 de maio, às 18h30 – na Escola Municipal Dona Lázara R. Villela, rua Paissandu, 651 – Conjunto Habitacional João de Barro II, no Distrito de Floriano;
    • 11 de maio, às 18h30 – na Escola Municipal Paulo Freire, rua Amélio Barbosa, 1334, no Distrito de Iguatemi;
    • 12 de maio, às 14h – Oficina Comunitária do PlanMob, no auditório Hélio Moreira;
    • 26 de maio, às 19h – Audiência Pública do PlanMob, no auditório Hélio Moreira.
    • Confira no mapa onde serão as audiências do Plano Diretor.

SERVIÇO:
• Inscrição para o Plano Diretor:
– Presencialmente no Ipplam, na avenida XV de Novembro, 701, no Paço Municipal;
– Pelo site do Plano Diretor.
– Informações (44) 3221-1342.
• Site do PlanMob.

Fonte: Andye Iore e Rosa Lima/Secom.
Fotos: Rafael Silva/Aldemir de Moraes/Mileny Melo.