Prefeitura de Maringá entrega primeiro empreendimento viabilizado pela ZEIS

Condomínio Villagio Azaleia é a realização do sonho do “apartamento próprio” para 176 famílias com renda de até três salários mínimos
Prefeito Ulisses Maia entregou as chaves para várias famílias
Prefeito Ulisses Maia e o vice-prefeito Edson Scabora entregam as chaves do primeiro apartamento do casal Isabel-Lucas Arruda
Matheus Generali Vieira, 26 anos, e a noiva, Jéssica Silva, 25, felizes com a conquista do primeiro apartamento
Prefeito Ulisses Maia entrega as chaves para feliz proprietária
O prefeito Ulisses Maia e o vice, Edson Scabora, realizaram na manhã de sábado (18), a entrega do primeiro empreendimento viabilizado pela Prefeitura de Maringá por meio da Zona Especial de Interesse Social (Zeis). O Condomínio Villagio Azaleia é a realização do sonho do “apartamento próprio” para 176 famílias com renda de até três salários mínimos.

Na solenidade, o prefeito entregou as chaves para várias famílias, representadas por Thiara Martins Alves, Lucas Arruda, Clara do Amaral, Julia Gurgel e Danilo Kippes. Ulisses Maia ressaltou que a administração municipal teve o sonho de realizar o programa e contou com apoio da Câmara Municipal e das equipes técnicas e capacitadas da Prefeitura. Segundo o prefeito, o imóvel tem que cumprir sua função social.

“Estamos quebrando paradigmas. Em geral, os projetos habitacionais são construídos longe da área central. Este é um exemplo de mudança, já que o Residencial Villagio Azaleia foi erguido em um vazio urbano, uma área nobre, perto de tudo. E onde o comprador paga menos no parcelamento do que pagaria em aluguel”, sintetizou Ulisses Maia.

O secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, destacou a gestão humanizada promovida em Maringá, pelo prefeito Ulisses Maia, que foi responsável pelas alterações no projeto da ZEIS para permitir que ele atendesse os requisitos do “imóvel social”. A presidente do Instituto de Planejamento Urbano (IPPLAM), Bruna Barroca, destacou que a ZEIS propicia a moradia digna para a população. O diretor de Habitação de Interesse Social, Marcio Lorin, elogiou o apoio da Câmara Municipal e comentou sobre o trabalho para viabilizar o empreendimento.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Mario Verri fez referência ao trabalho da Prefeitura voltado para viabilizar moradia digna para a população maringaense. Ele lembrou que o empreendimento fica em uma zona valorizada da cidade e frisou que “projetos bons como esse passam rapidamente pela Câmara Municipal porque são fundamentais para a população”. Também estiveram presentes a vereadora Professora Ana Lucia e o vereador Sidnei Telles.

O diretor comercial Evandro Farias, da PRC Empreendimentos, empresa que edificou o Residencial Villagio Azaléia, disse que é uma honra ser responsável pelo primeiro empreendimento ZEIS, “viabilizado por meio da filosofia ousada do prefeito Ulisses Maia”. Outros secretários municipais presentes foram Emmanuel Predestin (Juventude e Cidadania), Francisco Favoto (Trabalho, Renda e Agricultura Familiar), Hercules Kotsifas (Governo) e Ivan Quartaroli (Segurança Pública).

Fonte: Diretoria de Comunicação – Fotos: Mileny Melo/PMM

Projeto habitacional alia custo acessível com qualidade e boa localização

As ZEIS estimulam a ocupação de espaços urbanos vazios. As unidades são comercializadas por valores abaixo do mercado, valoriza a inclusão social e já desponta como o maior projeto habitacional do Paraná

O Residencial Villagio Azaleia, novo empreendimento da PRC Empreendimentos, localizado na Rua das Azaleias, 1053, é o primeiro lote em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), previstas no Plano Diretor e na Lei de Zoneamento. Iniciativa de política habitacional da Prefeitura de Maringá, para ocupar terrenos vazios dentro de áreas urbanizadas e atender famílias de baixa renda. O programa aponta potencial construtivo estimado em 15 mil unidades em 60 áreas, incluindo distritos de Iguatemi e Floriano.

As ZEIS estimulam a ocupação de espaços urbanos vazios mediante critérios específicos de construção, destacando-se a destinação de parte das unidades construídas para atendimento de famílias que aguardam a casa própria.  As unidades são comercializadas por valores abaixo do mercado. A iniciativa valoriza a inclusão social e já desponta como o maior projeto habitacional do Paraná.

“Não se trata apenas de proporcionar moradia ao cidadão, mas contemplá-lo com uma unidade habitacional moderna, bem localizada, e com todos os recursos que valorizem sua conquista. Não é um simples apartamento. É um lar, tão esperado por tantas famílias”, diz o prefeito Ulisses Maia, reforçando o custo acessível da unidade, não só de aquisição, mas de manutenção, como condomínio.

A aprovação de áreas para implantação de unidades habitacionais dentro do conceito de ZEIS passa pela análise de comissão específica, que considera impactos da concentração de condomínios verticais. O objetivo é prever qualquer situação que comprometa a qualidade de vida do entorno, na mesma medida em que protege os benefícios das pessoas que adquirem um apartamento no local.

“Zelamos pela convergência de interesses da iniciativa privada com as exigências do gestor público para contemplar a expectativa do cidadão com uma moradia de qualidade, num local de fácil acesso e próximo a equipamentos públicos. O importante é promover a ocupação do espaço urbano de maneira planejada para preservar um ativo importante da cidade: a qualidade de vida”, afirma a arquiteta Bruna Barroca, diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá – Ipplam. (Siacom/PMM).

DESCRIÇÃO – VILLAGIO AZALEIA
Apartamentos com 47,70 m², 2 dormitórios, 1 vaga de garagem, piso laminado, janelas em venezianas nos dormitórios, espaço gourmet, bike station, academia ao ar livre, praça de convivência, playground e quadra poliesportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *