Procura pelas Hortas Comunitárias cresce na pandemia

A produção anual é de cerca de 70 toneladas de hortaliças

Mesmo com o período mais chuvoso, as Hortas Comunitárias do município de Maringá seguem a todo vapor. Com mais de 110 mil m², equivalente a mais de 15 campos de futebol, as 39 hortas comunitárias oferecem produção com qualidade, com preços acessíveis que variam de R$ 1 a R$ 3. A produção anual é de cerca de 70 toneladas de hortaliças.

A diretora de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, Sami Messias, explica que a pandemia da Covid-19 contribuiu para aumentar a comercialização das hortas. “A comunidade ficou motivada a comprar nas hortas comunitárias, um ambiente aberto, ao ar livre, e menos aglomerado do que outros locais”, destaca. “Os cultivadores das hortas inclusive se reinventaram e aderiram ao sistema delivery”, assinala.

O programa das Hortas Comunitárias ajuda na geração de renda de 1,2 mil famílias, além de socializar moradores e ser um meio não medicamentoso para auxiliar no tratamento de depressão e de doenças da terceira idade.

“Principalmente nos momentos mais difíceis da pandemia, os moradores tiveram, de alguma forma, contato com o verde, a natureza, o que animou e deu mais energia para as famílias em um período de isolamento social”, explica Sami.

Entre os produtos comercializados estão hortaliças folhosas, raízes e temperos (salsinha, cebolinha, açafrão, gengibre e pimenta). O prefeito Ulisses Mais já determinou a implantação, ainda este ano, de hortas comunitárias nos bairros São Clemente e São Cristóvão. A seleção dos participantes prioriza cidadãos em vulnerabilidade socioeconômica. Cada produtor tem o direito de até dois canteiros.

Serviço:
Mais informações pelo telefone (44) 3221-1466 – Diretoria de Agricultura e Pecuária.

Conheça os endereços e telefones dos responsáveis das hortas por meio do link: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=651f6fc871hz65

Fonte: Secretaria de Comunicação – Foto: Divulgação/PMM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *