“Eu e outros vereadores assinaremos um requerimento aos deputados estaduais e ao Governo do Paraná solicitando o fim desta desvinculação de receitas que prejudica o Lepac e muitos outros estabelecimentos de saúde e educação. Também vamos chamar a atenção para a necessidade de concursos públicos para a reposição de mão-de-obra especializada, que é cada vez menor em função da Reforma na Previdência”, explicou o vereador.
O Lepac é vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), sendo o único laboratório da região a oferecer exames de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como, diagnósticos de câncer e tuberculose. A restrição financeira começou no início deste ano e, até o momento, chega a quase R$ 50 mil.
Em relação ao assunto, o superintendente da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, informou por meio das redes sociais que a Secretaria de Estado da Fazenda deverá liberar ao Lepac o dinheiro retido este ano. Outra providência sugerida por Alkamin e compartilhada por Niero é a transformação do Lepac em laboratório regional.
“Esta alteração significaria, na prática, uma condição financeira mais adequada à demanda do Lepac, que atende mais de 100 municípios diariamente”, acrescentou o vereador.
Texto: Assessoria de Imprensa/CMM
Fotos: Marquinhos Oliveira/CMM.