Resultado do ‘Raios-X de Oportunidades’ será apresentado no dia 15 de outubro

Projeto desenvolvido em parceria da UEM e Amusep visa traçar oportunidades para atrair investimentos à região

O resultado do “Raios-X de Oportunidades” será apresentado no dia 15 de outubro, durante reunião mensal dos prefeitos das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro será realizado no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O início será às 8h30.

A definição da data ocorreu na terça-feira (28), pela manhã, durante reunião (foto), na Reitoria da UEM. Estiveram presentes o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo; o reitor, professor doutor Júlio César Damasceno; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora doutora Sandra Mara de Alencar Schiavi; o assessor de Relações Institucionais, professor doutor Elflay Miranda; e o professor-doutor Julyerme Matheus Tonin, coordenador do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (GDR), vinculado ao Departamento de Economia da UEM, responsável pelo levantamento de dados e pela elaboração do relatório sobre o “Raios-X de Oportunidades”.

Retrato

Na primeira versão, o projeto reúne o perfil sobre o potencial de atração de investimentos de 14 municípios da região da Amusep. São informações sobre infraestrutura disponível; capacidade de oferta de mão-de-obra; cursos e treinamentos para formação e aprimoramento profissional; empresas instaladas; gestão fiscal, entre outras. “Vamos apresentar o cenário local e um panorama regional para termos base de comparação e podermos traçar planos para transformar a realidade atual”, destaca Tonin.

O presidente da Amusep ressalta que, com o “Raios-X”, os prefeitos vão ter um rico material para formular ou dinamizar políticas públicas para criar ambientes favoráveis para impulsionarem a atividade econômica, gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida da população. “O projeto traz um amplo retrato. É uma forma de nos conhecermos melhor para podermos vender nossas oportunidades para investidores e empresários”, afirma Bernardo

De acordo com o professor Júlio Damasceno, o “Raios-X” preenche uma lacuna, pois os prefeitos carecem de um estudo, que sirva de argumento para conquistar novos investimentos. Ele acrescenta que o levantamento será atualizado frequentemente para oferecer o perfil ideal para os municípios da região ficarem no radar dos empreendedores e dos empresários que desejam ampliar as atividades. “É um bom instrumento para acelerar a atividade produtiva e ampliar o bem-estar dos moradores nos municípios da Amusep”, frisa.

Histórico

O Raios-X de Oportunidades é mais uma iniciativa da entre a Amusep e a UEM. A ideia surgiu, no fim de janeiro deste ano, durante uma visita do presidente da Associação ao reitor da Universidade. Em abril, os 30 prefeitos da região receberam um questionário, cujas respostas serviram de base para a elaboração do relatório a ser apresentado no dia 15 de outubro.

Depois da reunião, os prefeitos vão fazer um tour pelos centros de pesquisas e inovação instalados no campus sede da Universidade.

Fonte: Jornalista Claudio Galleti/Assessoria de Imprensa – Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *