Santander e The Bakery querem transformar estudantes e profissionais talentosos em empreendedores

O Santander vai ‘pegar na mão’ de cada um desses universitários e novos empreendedores para trabalhar inovação e empreendedorismo em alto nível
Programa Radar Empreenda busca candidatos que querem investir em seus próprios negócios
Programa Radar Empreenda busca candidatos que querem investir em seus próprios negócios a partir de desafios do Santander para concorrer a bolsas de R$ 2 mil por mês

 No Brasil, é crescente o número de grandes organizações dispostas a investir em novos empreendedores, para ajudar suas ideias a decolarem. Ainda dá tempo de alcançar esse sonho: terminam no próximo dia 22 de abril as inscrições para o programa Radar Empreenda – do Banco Santander em parceria com a empresa global de inovação corporativa The Bakery –, que distribuirá bolsas de R$ 2 mil por mês a universitários e empreendedores iniciais que querem investir em seus próprios negócios, tendo por base desafios provenientes de áreas do Banco e/ou coligadas do Grupo Santander. O site é o https://radarempreenda.com.br/.

A participação no Radar Empreenda pode representar um grande salto na carreira dos universitários e uma experiência significativa para aqueles formados nos últimos cinco anos (empreendedores iniciais), já que a indústria bancária segue como o maior investidor privado em tecnologia no Brasil e no mundo, de acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2020. A iniciativa combina o vigor e a solidez do mercado de bancos com a aceleração digital, buscando gerar negócios frente a desafios estratégicos. O investimento do Santander e do Santander Universidades no projeto é de R$ 1,3 milhão.

Banco pode investir nos negócios que surgirem via Radar Empreenda

 Em um Brasil que no ano passado atingiu número recorde de pessoas que iniciaram algum tipo de empreendimento (dados do Sebrae), a proposta do Radar Empreenda é de parceria e de aposta em novos negócios. “Uma das atividades de um banco é o investimento. Não apenas o financeiro, mas um investimento tão importante quanto e talvez mais valioso, que é o investimento em novas ideias. Investir em inovação é extremamente necessário em um cenário como o atual, em que precisamos de soluções ágeis para atender a mudanças rápidas”, diz o Head do Santander Universidades Brasil, Nicolás Vergara.

Não é preciso ter uma ideia para se inscrever. Quem for selecionado criará do zero soluções baseadas nos desafios lançados pelo Santander. O processo de ideação, prototipação e validação da solução ocorrerá ao longo do projeto, que tem duração de seis meses. Os participantes farão uma imersão única no universo do mercado financeiro e terão o suporte de profissionais experientes do setor.

“O Santander vai ‘pegar na mão’ de cada um desses universitários e novos empreendedores para trabalhar inovação e empreendedorismo em alto nível. Os participantes terão acesso a mentores, executivos e especialistas que são referência no mercado para que possam promover impactos e transformações verdadeiros”, destaca Marcone Siqueira, sócio e cofundador da The Bakery no Brasil.

Atendendo às demandas dos novos tempos, o Radar Empreenda foi todo pensado para rodar online e fortalecer a conexão com o ambiente vibrante de negócios da capital paulista por meio do apoio de um espaço físico – o Farol Santander, prédio icônico no Centro da cidade de São Paulo.

Radar Empreenda

 Planejado para atender a novos desafios, é resultado de dois programas anteriores da instituição, começa tendo como base um ecossistema já utilizado pelos participantes que passaram pelos programas Empreenda Santander, do Santander Universidades; e Radar Santander, do Lab 033. O Empreenda Santander fomentou por 15 anos o desenvolvimento de futuros empreendedores, com 98 mil inscritos e R$ 11 milhões em premiações no período. O Radar Santander aproximou o Banco do ecossistema de startups com geração de oportunidades.

Inscrições no portal www.radarempreenda.com.br:
Até 22/04/2021 para universitários e empreendedores iniciais
Até 15/10/2021 para startups e scale-ups​

Sobre o Santander Universidades

 O Santander Brasil foi selecionado para o top 10 do ranking Change The World 2019 da revista americana Fortune, que aponta as empresas que colaboram para tornar o mundo um lugar melhor por meio de seus próprios negócios. O firme compromisso com a educação superior, por meio do Santander Universidades (www.santander.com/universidades), também diferencia o Banco como a empresa que mais investe em educação no mundo, segundo Informe Varkey / UNESCO / Fortune 500 de 2018. Já são acordos de colaboração com 1.000 universidades e instituições de 22 países, além de 2 bilhão de euros destinados a iniciativas acadêmicas e 600 mil bolsas de estudo desde 2002. O Santander Brasil tem investido mais de R$ 40 milhões por ano em educação, e em 2020 apoiamos mais de 24 mil estudantes por meio de diversos programas de bolsas de estudo.

 Sobre o Lab 033

 Localizado no Centro Histórico de São Paulo, no icônico prédio do Farol Santander, o Lab 033 – Laboratório de Inovação e de Novos Negócios do Santander tem como propósito identificar, construir e validar oportunidades relevantes de negócio para o Banco, considerando a visão do cliente e mitigando eventuais riscos. O Lab 033 é também responsável por conectar o ecossistema de startups / fintechs com o Grupo Santander, agregando valor às suas esteiras de negócios e difundindo a cultura de Inovação.

Sobre a The Bakery

 A The Bakery é uma empresa global de inovação corporativa, que atua com uma rede de dezenas de milhares de soluções em mais de 30 países. Considerada a primeira consultoria de inovação corporativa do mundo, foi fundada em 2012 pelos empreendedores e investidores ingleses Andrew Humphries e Tom Salmon, e trazida para o Brasil em 2017 pelos sócios Felipe Novaes e Marcone Siqueira. Com foco em inovação aberta, a consultoria ajuda corporações a inovarem de maneira rápida e eficiente, identificando desafios e oportunidades, testando e implementando soluções criadas por startups do mundo inteiro. Com escritórios em 5 países e clientes em 16, atende grandes companhias no Brasil como Santander, Natura, Vale e Sanofi Medley, e já realizou programas para Johnson & Johnson, Grupo Fleury, Servier, CCR, Usiminas, Cemig, entre outras.(www.thebakery.com).

Fonte: Joana Negri/Ryto Comunicação – Fotos: Rede Social